Home Destaques

Infidelidade partidária leva Magal a ser punido pelo MDB

Decisão da Comissão de Ética em punir o parlamentar por três meses de suspensão pode gerar conflitos dentro da agremiação. Só que a decisão foi unânime por Magal votar favoravelmente aos projetos de Edinho

191
Magal Verri, vereador acusado pelo MDB de votar nos projetos enviados à Câmara pelo prefeito

Mas por que o vereador Magal Verri está sendo punido pelo MDB? É simples explicar: o partido sempre fez duras críticas ao governo do atual prefeito Edinho Silva (PT) e o parlamentar, alegando que vota na Câmara Municipal com sua consciência andou colocando o carro na frente dos bois. E justamente Aluísio Brás, o “Boi”, presidente do MDB que – comunicou uma suspensão de três meses a Magal Verri, decisão do Conselho de Ética.

Um dos projetos que a sigla continua sendo contrária é a criação dos lotes urbanizados que até levou o ex-prefeito Marcelo Barbieri a dizer que Edinho pode transformar vários pontos da cidade em “favelas”.

Este projeto foi para votação na Câmara Municipal em julho sendo aprovado, contando com o voto do vereador emedebista Magal Verri. Segundo o presidente do diretório local Aluísio Brás o Boi, o partido já havia deliberado que os vereadores da sigla seriam contrários ao projeto encaminhado pela prefeitura.

Na ocasião Magal comentou que votou de acordo com sua consciência e pois sempre viu que seria um beneficio ao povo que não tem condições financeiras para adquirir a casa própria.

O Conselho de Ética do partido foi acionado para julgar da questão de Magal, que em algumas ocasiões tem votado favoravelmente aos projetos alinhados ao prefeito, não seguindo as ideologias a qual o MDB representa. A decisão do Conselho de Ética do partido que deveria ter saído em setembro foi protelada, sendo dada nesta semana.

O RCIARARAQUARA chegou até perguntar à população através de uma enquete: Magal deve ser expulso por trair a confiança do partido? Pelo menos 66% dos internautas optaram em tirar Magal da ‘cadeira elétrica’, inocentando-o, e alegando que o político deve votar com a sua consciência, mesmo que a cidade corra o risco de se tornar uma favela – como disse Marcelo Barbieri com os lotes urbanizados.

Ainda que 66% tenha entendido que ele não deveria ser expulso do MDB, é verdade que o risco era eminente, pois basicamente, a fidelidade partidária consiste na obrigação que os parlamentares possuem com seus partidos, de acordo com regras estabelecidas previamente. Sempre que um candidato se filia a um partido para disputar as eleições, ele deve estar ciente de que, se eleito, deve seguir alguns princípios da legenda e, às vezes, abrir mão da sua vontade para seguir o que é mandado pelos líderes partidários pode acabar em penalidades.

Segundo o artigo 24 da Lei 9.096 de 1995, o integrante do partido na Casa Legislativa tem o dever de subordinar a sua ação parlamentar aos princípios doutrinários e programáticos e às diretrizes estabelecidas pelo partido, desde que a conduta conste no estatuto partidário, que deve ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um outro ponto que pesou no “castigo da suspensão” teria sido o fato de Magal acompanhar Edinho até Brasília em missão do interesse do parlamentar, o que também não teria “pegado” bem. Mas, a Comissão Ética enxergou a situação de outra forma e mostrou a Magal que a cartilha deve ser cumprida.

Assim, a partir de agora Magal, punido por infidelidade partidária nestes próximos três meses não poderá participar de comissões na Câmara Municipal, não votar nas questões internas do MDB e muito menos falar em nome do seu partido. A suspensão de Magal foi por unanimidade. O MDB também havia fechado questão no aumento IPTU e Magal não obedeceu a determinação partidária.

DEPOIS DA TEMPESTADE

Segundo Delorges Mano presidente da comissão de ética do MDB, em seu relatório optou pela suspensão de 90 dias ao vereador Magal Verri, ainda que no código de ética do partido, conste que suspensão pode ser dada de 90 dias a um ano.

O presidente do diretório local Aluísio Braz, o Boi, disse que os votos da executiva do MDB foram unânimes, até mesmo Magal votou favorável ao parecer do conselho de ética e entendeu a posição do partido, que segue termos da executiva nacional. “Penso que tanto o vereador como o MDB sai fortalecido, ele entende agora que quando tiver um entendimento diferente da sigla, terá que levar a executiva para debater, pois ninguém é eleito sem partido, existem regras que devem ser seguidas”- disse Boi.

Em contato com o vereador Magal, ele diz que prefere se manifestar sobre a suspensão nesta segunda-feira (11)