Home Política

Instalação de distrito para comércio eletrônico em Araraquara é sugerida ao Executivo

Proposta é de iniciativa do vereador João Clemente (PSDB) 

52
Vereador João Clemente

Na semana passada, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 5.649/2021, sugerindo um estudo sobre a possibilidade de instalação de um Distrito Municipal de Comércio Eletrônico.

O parlamentar considerou o exemplo do município de Extrema, em Minas Gerais, que, segundo ele, responde por 12,5% das vendas do comércio eletrônico em todo o país. Clemente acrescentou que “empresas atuantes no comércio eletrônico se instalaram na cidade, a qual enaltece a presença daqueles que buscam empreender, criando um clima de aproximação com os empresários, à luz de relações mais humanas e menos burocráticas”.

O vereador explicou ainda que a proposta se trata de parques logísticos voltados ao e-commerce, com diversos galpões que, por meio da contratação de milhares de trabalhadores, recebem, separam, cuidam, embalam e enviam às pessoas de todo o Brasil as mercadorias adquiridas por meio de transações eletrônicas.

Por fim, o parlamentar argumentou que Araraquara possui seu comércio tradicional, mas que, sem deixar de cuidar desse setor, poderia incentivar o empreendedorismo, as altas tecnologias, as redes de telecomunicações, os setores da logística e transportes, e implementar um Distrito Municipal voltado ao comércio eletrônico.

Clemente acredita que isso poderia alavancar os esforços da Administração Pública na promoção de políticas públicas voltadas à geração de empregos, renda e tributos do setor empresarial para a municipalidade reinvestir no bem-estar comum da população.