Home Destaques

Jovens na política, quiosque na praça, vacina na agulha e led no poste

Confira alguns movimentos políticos da juventude e do Legislativo

47

Jovens se unem para ganhar força política

Um grupo formado por quatro jovens, a maioria de direita, está se articulando para ganhar força dentro da política araraquarense. Eles têm entre 18 e 25 anos e, embora tenham algumas divergências políticas entre si, querem atuar nas decisões sobre os rumos da cidade e elaborar políticas públicas para o município. Já são líderes da juventude em seus partidos e querem ser protagonistas nas próximas eleições, seja apoiando um nome para prefeito ou vereador ou mesmo como candidato ao Legislativo. Um deles, atualmente sem partido, teve uma votação expressiva nas últimas eleições. Já sabe quem são eles?

Quiosque padronizado na Praça Álvaro Taniguti

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), encaminhou ao Executivo na terça-feira (03) indicação solicitando que seja feita a concessão da construção de quiosque para ambulante na praça Álvaro Taniguti.  A praça, localizada no Jardim Santa Clara, recebe um grande número de pessoas diariamente e ali existe um comércio, instalado há muito tempo e que é bem recebido por todos os frequentadores.  Boi ressalta que a lei que disciplinou a construção de quiosques, como nas praças Scalamandré Sobrinho, Santa Cruz e em Bueno de Andrada, entre outras, está vigente e pode ser aplicada para o ambulante já instalado. “É importante que o trabalhador esteja bem instalado, para prestar um bom serviço ao público. E é importante também a população ser bem recebida. Os custos correm todos por conta do empreendedor, que estará enquadrado na legislação vigente”, encerrou Boi.

Diretrizes da vacinação em Araraquara

Em busca de transparência no processo de vacinação contra a Covid-19 em Araraquara, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou em junho requerimento pedindo informações à Prefeitura. Em resposta, o Executivo afirmou que segue os protocolos estaduais e que, diante de suspeitas de irregularidades na aplicação da vacina, processos administrativos disciplinares têm sido instaurados para elucidação dos casos. Clemente também pergunta qual a postura do Município frente a um eventual descumprimento do cronograma de vacinação. Sobre vacinados fora do grupo prioritário do momento, a Vigilância Epidemiológica reconhece que foram identificadas algumas situações e foi iniciada uma investigação das ocorrências por meio da abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) dos servidores envolvidos, “com objetivo de tornar transparente o processo de vacinação e para que fique claro que o município de Araraquara e seus representantes não pactuam com atos considerados inadequados.”

Sem contrato para manutenção da iluminação pública 

Após receber diversas reclamações de munícipes em relação à falta de iluminação em praças e áreas de lazer, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre esse serviço na cidade. A Prefeitura informou que existe contrato vigente para a manutenção em postes de via pública. Porém, para assistência em praças, áreas de lazer e outros espaços com fiação subterrânea, o último contrato finalizou em março deste ano, sendo que há uma licitação em aberto para tal contratação. Já o atendimento telefônico para pedido de reparos é feito pelo número 0800-770-1515, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, pelos mesmos funcionários que atendem a Ouvidoria Municipal, recebendo em média 60 ligações por dia.

Faltou planejamento nas licitações para troca de lâmpadas

Em relação à troca de lâmpadas, há uma empresa vencedora para a prestação do serviço, porém, pelos trâmites legais, é preciso esperar de 10 a 15 dias para assinatura do contrato. De acordo com a Prefeitura, após firmado o convênio, “todas as demandas serão atendidas com a máxima prioridade”. Para Angeli, é necessário mais planejamento e agilidade. “Faltou planejamento nas licitações. Não podemos aceitar que exista esse período sem os serviços de reparos e manutenções na iluminação pública de Araraquara, pois só favorece o vandalismo e a falta de segurança nos bairros e locais públicos”, explica o vereador.

 

A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA Araraquara