Home Destaques

Lapena espera assumir uma das cadeiras da Assembleia Legislativa em breve

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua coluna Bastidores nos fins de semana no RCIA ARARAQUARA. Nesta edição, Viana fala o médico doutor Lapena está aguardando uma ação em julgamento pela viabilidade de assumir como deputado estadual.

42
Lapena Prefeito
O médico Lapena é suplente pelo Patriota

PL DAS FAKE NEWS
O Projeto de Lei das Fake News que regula o funcionamento das Big Techs – mega empresas de tecnologia que controlam as redes sociais no país e no mundo – após uma guerra de informações e pressão total dessas empresas – que são contra o projeto, porque são contra regulações – sobre os deputados federais, com reação forte especialmente das bancadas evangélica e bolsonarista insuflados pelo Google e Meta (dona do Facebook e WhatSapp).

FAROESTE NAS REDES
O presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) recuou com receio de que o PL das Fake News – que a oposição chama de “PL da Censura” – fosse derrotado no primeiro grande teste do governo na Câmara. É consenso entre autoridades e sociedade civil que essas grandes redes de comunicação sejam reguladas e arquem com algumas responsabilidades sobre os conteúdos que veiculam. As Redes Sociais não podem se tonar um faroeste onde vale tudo, até matar!

COMO AL CAPONE
Segundo analistas, Jair Bolsonaro pode até ser preso não por exterminar indígenas, permitir tocar fogo na Amazônia, negar vacina e ar aos sufocados de Manaus e tentativas de golpe, mas pelo simples fato de arquitetar um plano como quem monta uma milícia para roubar galinhas, no caso específico da falsificação do seu e do cartão de vacina da sua filha caçula. Isso ocorreu com Al Capone que cometeu todos os crimes e foi preso por fraldar o Imposto de Renda.

“ELE SABIA”, DIZ FEDERAL
As falsificações ocorreram em 2021 e 2022. Com a maior cara de pau, o ex-presidente – que falava o que queria e também inventou desculpas esfarrapadas no caso das joias que queria se apoderar e do vídeo contra as urnas eletrônicas – negou que tomou conhecimento do fato, mas não poderia garantir que seu garoto de recado e faz tudo, Mauro Cid, não tenha feito algo nesse sentido às suas costas. A Polícia Federal desmentiu e disse que o presidente sabia sim.

EXÉRCITO EM POLVOROSA
O Exército se manifestou inquieto com a prisão do faz-tudo de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid por ter falsificado certificados de vacinação da Covid-19. Consideraram “exagero e excesso de poder” por parte de Alexandre de Moraes, do STF. Militares que queriam vê-lo general, como o pai, estão inconformados. Mas no almoço do Alto Comando com Lula, na quarta (3/5), não se mencionou o assunto. Cid é investigado em mais dois inquéritos da PF.

MARIELE ASSOMBRANDO
O pior de tudo é que o assassinato de Mariele Franco (Psol-RJ) que assombra Jair Bolsonaro ameaça os arredores do ex-presidente. O fraudador do cartão de vacina, ex-vereador Marcello Siciliano, citado no caso Mariele, foi defendido em conversas de seu advogado, Ailton Barros, de que sabe quem mandou matar Mariele. “Sei quem mandou. Sei a porra toda”, numa conversa com Mauro Cid, disse que seu cliente “está de bucha nessa parada aí”. Ai, ai, ai…

POLÍTICA HETORODOXA
Sei pouco de economia, mas li 45 volumes de economistas antigos e novos para dizer a Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que sua visão ortodoxa de juros altos, não é a única e nem a mais correta no mundo da economia! Foi a política ortodoxa de economistas brasileiros que, nas últimas décadas, atrasou o desenvolvimento, foram danosas ao Brasil. O Plano Real, de FHC, que acabou com a inflação, foi uma política heterodoxa que deu certo!

CANETADA NO CHÃO
Deputados derrotaram na quinta-feira (4/5) por 295 a 136 a canetada de Lula que permitiria sobrevida e vantagens para estatais em dois pontos do marco do saneamento. Não foi uma derrota da articulação política, foi uma derrota da teimosia de Lula em mexer no que já estava valendo. Deputados haviam avisado que não voltariam atrás nessa questão. Há quem diga que sem a iniciativa privada não dá para cumprir as metas de água e esgoto previstas no marco.

“COALIZÃO DE DIREITA”
A Seção ouviu o pré-candidato a prefeito Luís Claudio Lapena (Pat) sobre a formação de Frente Ampla para apoiar uma chapa forte e derrotar a chapa Eliana-Boi de Edinho/Barbieri, ele disse: “Acredito numa coalizão de direita com vários partidos unidos. Os pré-candidatos de direita são todos excelentes. Provavelmente Patriota, PL, Republicanos, PSDB, Podemos e outros estaremos juntos”. Falou que não acredita em “pesquisa fajuta” que o coloca em 3º, com 17%.

PODE SER DEPUTADO
Perguntado se a candidatura era para valer, Lapena desconversou afirmando que é suplente de deputado estadual do Patriota e está aguardando uma ação em julgamento pela viabilidade de assumir como deputado, admitindo que se isso ocorrer, “muda o jogo político”, em menção de que pode optar por ser deputado em vez de candidato a prefeito. Lapena disse também que aguarda a fusão que estaria para ocorrer entre o Patriota e o PTB. Obrigado!

RESPOSTA COMEDIDA
As respostas do ex-presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), às nossas perguntas se deram em monossílabos, curtas, diretas e educadas: “Não sei se a Eliana Honain é candidata”. A respeito da Frente contra a chapa Eliana-Boi, disse: “Nunca (pensei ou) falei a respeito. Estou focado no meu mandato de vereador”. Sobre pesquisa que coloca Edna com 22%, Eliana com 18% e Lapena com 17%, desconversou: “Não tenho, neste momento, nenhuma opinião formada”.

SOBRE DIREITA
Estava pensando aqui que quando estudávamos política na Unesp e combatíamos a ditadura, tão cara a nós, as pessoas que de fato eram, tinham vergonha de dizer que eram de direita e escondiam a condição. Pós-Bolsonaro, vejo que a coisa mudou e as pessoas têm orgulho de se autoafirmarem de direita. Naquele tempo a direita era mais esclarecida e tinha classe. Dava gosto ver a convivência de um Jarbas Passarinho e até ACM com Ulysses Guimarães, FHC etc.

36 ABERTA AO TRÁFEGO
A Prefeitura abriu parcialmente a avenida 36 ao tráfego de veículos neste sábado (6/5), embora tivesse prometido para o domingo (7/5) após vistoria do prefeito Edinho Silva e secretários dia 28/04. Ontem amigo meu passando por lá viu as máquinas colocando asfalto! No período da tarde se deu a reabertura. O custo da 36, segundo a Prefeitura, ficou em R$ 4,3 milhões com recursos dos governos Estadual e Federal. Obras em outras ruas serão entregues em breve!

LEITOR ASSÍDUO
O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Eduardo Ramalho, nos disse que é leitor assíduo de nossa Seção NOS BASTDIDORES DA POLÍTICA. Falou que gosta das análises e dos debates que travamos dos problemas locais, estaduais e nacionais. “Procuro toda semana ávido os assuntos bem tecidos da Coluna. Está no caminho certo”! Agradecemos o incentivo e a leitura conselheiro, infelizmente não é todo mundo que gosta e nem era de se esperar.