Prefeitos das cidades que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS-3) descartaram o lockdown regional durante reunião na manhã desta quinta-feira (17).
A possibilidade de fechamento das atividades em todas as cidades da região foi discutida após Araraquara alcançar durante três dias consecutivos o índice de 20% de casos, previsto em decreto para um novo lockdown.
Sem consenso entre os prefeitos, uma nova reunião foi marcada para sábado (19), quando novas medidas de restrições regionais serão discutidas.
Integram a DRS-3 as seguintes cidades: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos e Trabiju.
SÃO CARLOS
Apesar de pressionada pelo Ministério Público para tomar medidas mais restritivas diante dos indicadores registrados em junho que têm sido os piores da pandemia, a Prefeitura de São Carlos tem mantido posição contrária ao lockdown.
De acordo com os números divulgados pela prefeitura, até segunda-feira, junho se apresentava como o mês mais letal da pandemia, com média de 2,93 mortes por dia.
Após as discussões sobre as ações da prefeitura no combate à pandemia durante as sessões da Câmara Municipal, o MP marcou reuniões para a discussão de medidas.
Sobre o lockdown regional, o MP avaliou como um assunto a ser discutido entre os prefeitos e não uma imposição do órgão, uma vez que é assunto que foge à sua competência.