Sugestões, elogios, denúncias, solicitações ou esclarecimento de dúvidas podem ser feitos por e-mail ou mensagem por Whatsapp
Um problema que havia feito com que uma das prestações de contas da Câmara Municipal de Araraquara não fosse aprovada no passado foi solucionado e passa agora a ter um incremento em sua atuação, com a nomeação de Aluísio Braz, o Boi, na sua coordenação. A Ouvidoria é uma ferramenta designada a ter diversas finalidades, tanto na relação com o cidadão, como também internamente ao legislativo. Ela é um canal de comunicação institucional entre o cidadão e a Câmara, para que ele possa contribuir com a qualidade dos serviços que o legislativo oferece. Sugestões, elogios, denúncias, solicitações ou esclarecer dúvidas. A manifestação pode ser registrada pelo e-mail ouvidoria@camara-arq.sp.gov.br ou mensagem de texto pelo Whatsapp, no número 16 99797 6035.
Além disso, a Ouvidoria é também uma ferramenta para ser utilizada internamente, para receber e recolher, em cada unidade administrativa da Câmara, as sugestões, reclamações ou representações que digam respeito ao funcionamento ou eficiência dos serviços da Câmara, tanto aqueles afetos à competência dos seus servidores, quanto à dos vereadores, assim como a manifestação de setores ou qualquer outro assunto de interesse do cidadão inerente às atribuições da Câmara Municipal. Pode, ainda, verificar a legalidade de atos ou abuso de poder, dando andamento às providências a serem adotadas, além de encaminhar à Mesa Diretora, denúncias que entenda ser carecedora de investigação mais complexa ou de competência da Câmara.
Diálogo e transparência
O designado para a função, Aluísio Braz, já atuou como vereador da Câmara, por dois mandatos, entre 2009 e 2016, sendo, inclusive, presidente do legislativo, entre 2012 e 2013, ainda em seu primeiro mandato. Foi também Secretário de Governo, na Prefeitura. Boi é graduado em Gestão Pública, estando plenamente habilitado para a atividade, com formação técnica e experiência política, como destaca o presidente da Câmara, vereador Tenente Santana: “É muito positivo e necessário que a Câmara tenha mais este canal de diálogo e de transparência com a população. Esta aproximação precisa ser feita o tempo e por todos os meios possíveis. Além disso, a atividade foi criada pela Fundação Getúlio Vargas também para resolver um apontamento do Tribunal de Contas do Estado. O Aluísio Braz se encaixa de forma institucional nos requisitos da função e vai contribuir muito com a qualidade da administração da Câmara”, disse Santana.