Home Política

Parlamentares cobram melhores condições para servidores estaduais

Saúde e Educação foram os temas destacados nas falas feitas na tribuna pelos deputados presentes

0
Parlamentares cobraram ações do Executivo
As reivindicações por melhores condições de trabalho e de atendimento para servidores estaduais foram os destaques da Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desta sexta-feira (23).

Primeiro parlamentar a subir à tribuna, o deputado Reis (PT) levou ao Plenário um manifesto feito por servidores aposentados e pensionistas que utilizam o Hospital do Servidor Público, mantido pelo Iamspe.

“O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual vive dias difíceis, mantido basicamente com a contribuição do funcionalismo. É nítida a falta de trabalhadores, equipe de enfermagem e médicos, o que provoca transtornos àqueles que procuram serviços do hospital”, relatou Reis. O parlamentar direcionou sua fala para a superintendência do Iamspe e para a Secretaria de Gestão e Governo Digital, responsáveis pelo instituto.

“O hospital não abre concurso público para contratar médicos e profissionais da saúde e da enfermagem. Ele vai sendo abandonado”, acrescentou o deputado Carlos Giannazi (Psol).

Na ocasião, Giannazi também abordou a volta às aulas nas escolas estaduais e a Lei Complementar 1.396/2023, aprovada pela Alesp no ano passado e que, dentre outros pontos, permite que professores realizem atividades pedagógicas fora do ambiente escolar.

“O texto é muito claro. É o momento em que o professor prepara suas aulas, faz pesquisa e prepara as avaliações e corrige, então não há a necessidade que o professor esteja na escola”, disse Giannazi. De acordo com o parlamentar, a Secretaria de Estado da Educação não está orientando as Diretorias de Ensino e as escolas estaduais para que as gestões escolares procedam de acordo com a lei.

CENSO DO IBGE

Outro parlamentar a discursar na tribuna, Eduardo Suplicy (PT) falou sobre a cerimônia de anúncio de novos resultados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada nesta sexta (23), em Diadema. O evento mostrou o diagnóstico sobre características habitacionais no Brasil, como saneamento básico, por exemplo. “Esses resultados são muito importantes”, pontuou Suplicy.