Em junho, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação n° 3156/2023 sugerindo a criação da Plataforma Municipal Recomeçar, para pessoas dependentes químicas.
O parlamentar considera que a plataforma pode auxiliar adictos no recomeço de suas vidas e na sua reinserção familiar, profissional e social, por meio de atendimento especializado, ou, quando o caso, de internação voluntária em clínicas especializadas em cuidados, tratamento e recuperação.
Sobre a reinserção desses munícipes, Clemente propõe que a prestação de serviços para a comunidade pode ser intermediada pelos órgãos do poder público e, em casos de iniciativas privadas, possa ser gerenciada por este, por meio da seleção das empresas interessadas na área.
“Abraçar. Precisamos todos de aprender a abraçar quem passa necessidade, como São Francisco de Assis”, declara o vereador, citando discurso do Papa Francisco. “Há tantas situações no Brasil e no mundo que reclamam atenção, cuidado e amor, como a luta contra a dependência química”, conclui.