Home Destaques

Prefeitos da região se articulam para enfrentar a pandemia da Covid-19

Reunião entre representantes municipais, do Departamento Regional de Saúde, do Governo do Estado e de pesquisadores e profissionais da área médica foi realizada na segunda-feira (22)

88
Reunião ocorreu na segunda-feira

O prefeito Edinho participou de mais uma reunião online entre os prefeitos das cidades da região atendidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS 3), na tarde de segunda-feira (22). Também participaram integrantes do DRS, do Governo do Estado, especialistas da área médica e pesquisadores da Unesp.

A apresentação dos técnicos do Departamento Regional de Saúde mostrou que a situação da pandemia na região ainda é crítica, com pressão sobre os leitos hospitalares. O pico de novos casos de covid-19, agora, é o dobro do registrado no pico do ano passado. O número de pacientes internados em UTI em toda a região é o triplo do pior momento de 2020.

“Junto com o DRS, os prefeitos estão debatendo a construção de uma proposta regional para o enfrentamento da pandemia. Araraquara, sozinha, não sairá da fase vermelha do Plano São Paulo se a região também não sair, por mais que nosso isolamento social tenha dado resultados e salvado vidas”, destacou Edinho.

“É necessária uma união regional para abaixarmos a curva de contaminação, internações e óbitos em todos os municípios do nosso DRS, o que irá possibilitar o retorno gradual e seguro das atividades econômicas”, complementou.

A reunião foi comandada pela diretora do DRS, Sônia Regina Souza Silva. Também estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Regional, Fernando Medeiros; a coordenadora estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Edna Martins, também representando a Secretaria de Desenvolvimento Regional; e de Paulo Albano, diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social.

Representando a área técnica da saúde e da pesquisa, participaram os professores Paulo Inácio da Costa, Paula Rahal e João Pessoa Araújo Junior, Rede Unesp de Diagnósticos Covid-19, e a diretora do HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense), Maísa Salvetti.

Estiveram com Edinho o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; as secretárias Eliana Honain (Saúde), Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça, Modernização e Relações Institucionais); e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.