Home Política

Presidente Bolsonaro já está nos Estados Unidos

56
Bolsonaro 114

Ele vai se encontrar na terça-feira com Donald Trump

Bolsonaro 114Ativistas brasileiros e americanos protestam contra a visita do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, a Washington Foto: ERIC BARADAT / AFP

O presidente Jair Bolsonaro chegou, neste domingo, a Washington para uma visita de três dias durante os quais se encontrará com Donald Trump, na Casa Branca, para selar uma aliança conservadora, fortalecer seus laços econômicos e militares e aumentar a pressão sobre a Venezuela. Seu avião pousou na Base Aérea de Andrews, em Washington, às 16h40m, com a comitiva presidencial seguindo para a Blair House, no complexo da Casa Branca.

“Pela primeira vez em muito tempo, um presidente brasileiro que não é anti-americano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, disse o presidente no Twitter.

O presidente decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 8h de domingo com seis ministros, incluindo o chanceler Ernesto Araújo; o ministro da Economia, Paulo Guedes; e o da Justiça e Segurança, Sérgio Moro.É a primeira visita bilateral de Bolsonaro no exterior desde que assumiu o cargo em 1º de janeiro. Seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro já está nos Estados Unidos.

O presidente brasileiro permanecerá em Washington até terça-feira e ficará hospedado na Blair House, a residência oficial para hóspedes localizada em frente à Casa Branca.

Bolsonaro anunciou esta semana que o destaque da visita será a assinatura de um acordo que permitirá o lançamento de satélites americanos a partir da base de Alcântara (norte do Brasil). Espera-se também que ambos os líderes discutam medidas para aumentar o comércio bilateral e a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Além de manter uma reunião privada com Trump na terça-feira no Salão Oval, Bolsonaro vai aproveitar sua estada na capital americana para se reunir com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, e participará em vários fóruns sobre as oportunidades que oferece a economia brasileira.

Neste domingo à noite, Bolsonaro participa de um jantar na residência do embaixador brasileiro, contando o evento com a participação de Olavo de Carvalho, considerado guru de Bolsonaro, e Steven Bannon, o polêmico ex-assessor do presidente dos Estados Unidos.

Fonte: O Globo