Home Destaques

Salário com desconto, repúdio LGBTQIA+, mulheres e meio ambiente

Esses são os assuntos desta edição da coluna ZumZumZum

58

Descontos aos terceirizados 1

Com o lockdown, alguns órgãos municipais suspenderam o expediente. Neles, trabalhadores que prestam serviços para empresas terceirizadas relataram ao vereador Rafael de Angeli (PSDB) que estão sofrendo descontos na folha de pagamento devido às paralisações. O parlamentar encaminhou à Prefeitura, no dia 25 de junho, requerimento para entender melhor esse assunto. Angeli quer saber se os valores repassados para as terceirizadas sofrem alteração quando o expediente é suspenso devido à pandemia e por qual motivo estariam ocorrendo os descontos.

Descontos aos terceirizados 2

Sobre o desconto nos salários dos tercerizados, Rafael de Angeli quer saber ainda quais os principais serviços públicos que sofrem paralisação durante o lockdown e quais tiveram alteração de rotina na pandemia. Segundo o vereador, é necessário entender o que de fato está acontecendo. “Precisamos saber se ocorreu alguma alteração no contrato entre a Prefeitura e a terceirizada, pois a empresa não pode descontar do trabalhador caso o repasse seja o mesmo”, analisa o parlamentar.

“Enrustidos” e “mocinha”

A Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ divulgou nota de repúdio ao discurso discriminatório e excludente de uma empresa de cerveja e seu proprietário, por ter utilizado de forma pejorativa os termos “enrustidos” e “mocinha” para se direcionar aos funcionários do Procon que atuam no cumprimento dos decretos que regem as ações de enfrentamento à Covid-19 em Araraquara. “As agressões foram feitas pessoalmente e reafirmadas em vídeo publicado em redes sociais, deixando evidente a intenção do empresário em menosprezar homossexuais, ao dizer que estes não têm moral para ocupar um cargo público de fiscalização”, reforçou a nota.

“Enrustidos” e “mocinha” 2

A Assessoria Especial Políticas LGBTQIA+, com o apoio da Coordenadoria de Direitos Humanos e a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, reforça que tal atitude é inadmissível, sendo imprescindíveis as necessárias medidas legais que a prefeitura está tomando junto ao Judiciário. “Além de ser um ato LGBTfóbico explícito, o empresário também ameaçou a integridade física dos fiscais, caracterizando situação de desacato, por atacar servidores públicos em pleno desempenho de suas funções. A declaração promove o pensamento de exclusão, ao afirmar que a população LGBT deve se manter longe dos ambientes públicos e de prática cidadã por não terem ‘moral’ ou ‘culhão’”.

Mulheres e meio ambiente 

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT), realiza um novo encontro nesta sexta-feira (2), a partir das 19 horas, com o tema “Mulher e o Meio Ambiente”. Estão confirmadas as presenças de Enedina Ferreira Andrade, coordenadora executiva da Agricultura, Silvani Silva, coordenadora executiva de Segurança Alimentar, e Lara Teixeira Laranjo, proprietária de uma minhocaria (empresa de compostagem de resíduos orgânicos). A conversa pode ser acompanhada ao vivo na TV Câmara (canal 17 da NET), no Facebook ou no YouTube.

A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA