Pasta municipal de Assistência e Desenvolvimento Social agora atende na Rua 13 de maio, na Vila Xavier, das 8h30 às 16h
Há cerca de um mês, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social passou a funcionar na Rua 13 de Maio, número 1264, na Vila Xavier, atendendo o público das 8h30 às 16h.
Com o novo endereço, além de melhorar o acesso para os usuários e as condições de trabalho dos servidores, foi ampliado o horário de funcionamento e de atendimento à população, de acordo com a titular da Pasta, Jacqueline Barbosa.
Em entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, na terça-feira (26), Jacqueline destacou a importância da nova sede. “Até então, não havia nenhuma unidade de atendimento social na Vila Xavier, bairro que apresenta uma grande demanda nessa área”, explicou.
Ainda segundo Jacqueline, desde quando a Secretaria foi transferida para o Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), em 2016, havia muitos questionamentos sobre a insalubridade do local, falta de condições adequadas de trabalho e de acesso.
“A mudança de endereço deu-se também por uma decisão judicial, que determinava melhorar as condições das instalações, tanto para servidores quanto para os usuários da Secretaria”, ressaltou.
Atribuições
Como o nome diz, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social oferece política pública de assistência social em Araraquara.
“São oferecidos serviços, programas e projetos por meio da própria Secretaria, ou por uma das dez unidades descentralizadas, como Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro Pop e Centro Dia, e os serviços de acolhimento – de crianças a idosos”.
Ainda de acordo com a secretária, a política pública de assistência social prioriza pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade econômica, ou, quando for o caso, de violação de direitos. Além disso, articula com outras secretarias municipais o atendimento à população de Araraquara
Jacqueline acrescentou que um dos maiores desafios deste ano é a condição social de muitas famílias, principalmente com o aumento do desemprego e, consequentemente, da insegurança alimentar.
“A gente também recebe demandas espontâneas, atende, orienta ou encaminha a situação”, enfatizou.
Programas sociais
Além dos serviços continuados de assistência social, a Secretaria também oferece e coordena programas municipais, como o ‘Territórios em Rede’, ‘Novos Caminhos’ e ‘Jovem Cidadão’, e os programas de Segurança Alimentar. “A meta é continuar desenvolvendo e aprimorando essas ofertas”, enfatizou.
O programa de entrevistas “Canal Direto com a Prefeitura” é apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela TV Web Participativa, via página oficial da Prefeitura e site da Prefeitura de Araraquara (podendo ser revisto posteriormente), sempre com um convidado do governo.