Home Política

Sessão da Alesp discute falta de medicamentos em hospitais do Interior

População tem dificuldade de obter remédios de alto custo nas unidades públicas de Saúde; disparidade de condições entre homens e mulheres na sociedade também foi tema de destaque na tribuna

2
Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ocorreu nesta quarta-feira

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (6), os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo debateram, entre outros assuntos, sobre a ausência de medicamentos de alto custo nos principais hospitais do Interior paulista.

O deputado que levou a questão ao Plenário foi Vitão do Cachorrão (Republicanos), que relatou uma visita feita recentemente a um centro de atendimento de sua cidade natal, Sorocaba, como exemplo do problema. “Jamais um trabalhador que ganha um salário mínimo conseguirá comprar um medicamento que passe de R$ 1.400”, comentou. “Não dá para esperar um ou dois meses pela chegada de um remédio de câncer. O povo precisa de apoio para manter a saúde, principalmente do Estado de São Paulo, que é extremamente rico”, afirmou o parlamentar.

IAMSPE

Também no âmbito da Saúde Pública, o deputado Carlos Giannazi (Psol) cobrou o Poder Executivo por mais investimentos direcionados ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). “Servidores do Interior e do Litoral têm muita dificuldade para conseguir consultas, por falta de convênios com hospitais regionais, Santas Casas e outros postos de Saúde de São Paulo”, apontou o parlamentar.

Em seguida, Simão Pedro (PT) noticiou, em seu tempo de discurso, a abertura de um processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, alegando inconstitucionalidade no Projeto de Lei 1501/2023, que inicia o processo de desestatização da Sabesp.

TRANSPORTE

O deputado Enio Tatto (PT) teceu críticas às obras de duplicação da estrada M?Boi Mirim e às atuais condições das linhas de transporte da CPTM, administradas pela empresa Via Mobilidade. De acordo com ele, ambas as entidades responsáveis terão representantes convocados para prestar esclarecimentos na Comissão de Transportes da Alesp.

DIA DA MULHER

Por fim, a deputada Leci Brandão (PCdoB) trouxe em sua fala, aproximando-se do Dia Internacional da Mulher, fatores que mostram a disparidade de condições entre homens e mulheres na sociedade brasileira, principalmente desigualdade salarial.