Home Destaques

Situação da pandemia preocupa em todo o estado de São Paulo

Reunião entre governador João Doria (PSDB), secretários estaduais e mais de 600 prefeitos expôs informações sobre o contágio da Covid-19 e internações; medidas mais restritivas devem ser anunciadas nesta quarta (3)

35
Está previsto para esta quarta-feira (3) o anúncio de novas medidas de enfrentamento da pandemia por parte do Governo do Estado

O prefeito Edinho participou de reunião de mais de 600 prefeitos do estado de São Paulo com o governador João Doria (PSDB), secretários estaduais e integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo, na tarde desta terça-feira (2), de forma online.

As autoridades paulistas demonstraram muita preocupação com a situação da pandemia no estado. Os dados apresentados mostram que a ocupação de leitos atingiu níveis acima do pico da pandemia no ano passado: são 7.415 internados em UTIs em todo o estado, contra 6.250 em meados de julho de 2020. A média de ocupação de UTIs é de 75%, mas diversas regiões, como Araraquara, já ultrapassam 90%.

“Temos que estar unidos e mobilizados. As duas piores semanas da pandemia estão por vir. Precisamos tomar atitude, agir. A prioridade é a vida”, disse o governador Doria. Está previsto para esta quarta-feira (3) o anúncio de novas medidas de enfrentamento da pandemia por parte do Governo do Estado.

Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde, reforçou algo que a região de Araraquara já presencia há pelo menos um mês. “É uma nova pandemia, um outro vírus. A velocidade de novos casos e internações mostra que não é o mesmo vírus do início da pandemia. Somente medidas austeras e enérgicas irão impedir que a saúde entre em colapso”, declarou.

O prefeito Edinho, em sua fala, ressaltou a necessidade do isolamento social para conter o avanço da Covid-19. Araraquara está com medidas rígidas de restrição de circulação desde a semana passada.

“A circulação de novas mutações do vírus está acelerando as contaminações e aumentando as internações em todo o estado, inclusive levando pessoas jovens e saudáveis para leitos de UTI. Só há uma forma de contermos a pandemia neste momento, em que a vacinação ainda está começando: é o isolamento social. É necessário reduzir a curva de contaminação e acelerar a vacinação. Não há como evitarmos o colapso total do sistema de saúde sem medidas duras de isolamento enquanto a vacina não chega para todos”, afirmou Edinho.

Estiveram com Edinho na reunião o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e, virtualmente, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

Pelo Governo do Estado, além de Doria e Gorinchteyn, participaram o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, e o coordenador executivo, João Gabbardo; e a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula. O presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni, também integrou a reunião.