Home Política

Transporte coletivo urbano de Araraquara conta com 41 linhas regulares 

Informações foram fornecidas após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB) 

36
Vereador diz que "há relatos de demora excessiva entre os horários"

Em novembro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre o transporte coletivo urbano no município.

“O transporte coletivo urbano de Araraquara é operado pelo Consórcio Araraquara de Transporte (CAT) e pela Viação Paraty Ltda e, devido à pandemia de Covid-19, que teve início no Brasil em março de 2020, houve uma brusca redução do número de pessoas circulando pela cidade. Com a redução do número de passageiros, as linhas sofreram adequações e reduções de horários, e muitas pessoas necessitam exclusivamente do transporte coletivo para sua locomoção, não dispondo de recursos para utilizar outros meios de transporte oferecidos, como aplicativos, táxi e mototáxi”, destacou o parlamentar.

No documento, Angeli lembrou que algumas linhas passaram a ser realizadas com o itinerário bairro/centro, e vice-versa, ao longo do dia. “Recebemos diariamente relatos de demora excessiva entre os horários. O Contrato nº 111/2016, de concessão para prestação e exploração dos serviços de transporte público coletivo urbano, em sua Cláusula Sexta, dispõe dos direitos e obrigações da concessionária. Uma das obrigações fundamentais é a prestação de serviço adequado”, argumentou.

O vereador perguntou qual o número de linhas existentes que realizam o transporte coletivo urbano no município; quantos veículos estão disponíveis para atender cada linha do transporte coletivo urbano; quais são as linhas que contam, exclusivamente, com o itinerário bairro/centro ao longo do dia, e quantos veículos têm por trajeto; além de pedir tabela de horários dos itinerários do transporte coletivo urbano municipal, com sua última atualização.

Em resposta, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que o Município conta com 41 linhas regulares e 83 veículos disponíveis para atender as linhas, sendo 7 da Selmi Dei e 7 da Vale Verde (Via Roxo).

Quanto às linhas que contam, exclusivamente, com o itinerário bairro/centro ao longo do dia, são 27, com um total de 58 veículos, sendo 7 da Selmi Dei e 7 da Vale Verde (Via Roxo).

“É necessário adaptar e aumentar as linhas disponíveis para a população, pois as já existentes, no formato atual, nitidamente não estão satisfatórias para quem depende desse transporte”, explica e finaliza Angeli.