Home Política

União dos moradores é a receita de sucesso em praça do Jardim Maria Luiza

O vereador Aluisio Boi acompanhou todos os passos desde o início do projeto

43
Aluísio Boi com moradores do bairro

Até 2016, um espaço público nos limites do Jardim Maria Luíza era um transtorno para a população do bairro, pois tinha muito mato e ali depositavam grande quantidade de lixo e entulho. Para mudar o cenário e encontrar uma solução, os moradores se organizaram em associação e solicitaram do então secretário de Governo, Aluisio Boi, a autorização para que a população se responsabilizasse pelo local. “Na época, eu estive na área com os representantes da Associação de Moradores do Jardim Maria Luíza e vi que eles tinham razão. O lugar poderia ser uma área para lazer e esportes. Seguindo todos os trâmites legais, a autorização foi concedia. Hoje, com muito trabalho dos voluntários e da comunidade, aquele terreno ganhou várias melhorias”, disse Boi, ao visitar a praça na tarde desta segunda-feira (16).

O presidente do Legislativo foi convidado a acompanhar o início da instalação da iluminação de Led, mais uma obra importante na área que ganhou o nome de Praça dos Voluntários do Jardim Maria Luiza e que fica bem na entrada do bairro, uma iniciativa que vai proporcionar maior segurança para os frequentadores. “A praça está muito bem cuidada, com plantas, gramado, academia ao ar livre. Dá gosto de ver um projeto que nasceu despretensioso se tornar tão importante para a comunidade. Estamos vendo as crianças brincando e a população ocupando e usufruindo do local. Eles têm algumas outras reivindicações, que são fáceis de serem atendidas, para que o projeto seja finalizado”, salientou Boi, que solicitou também a implantação de lombada e sinalização de solo nas proximidades (Indicação nº 2893/2021).

Selma Cecília de Souza, agente comunitária da Saúde do Jardim Maria Luíza, nomeada representante dos moradores, encaminhou abaixo-assinado com solicitação de melhorias para a conclusão da obra, como pavimentação (bloquetes) na pista de caminhada, playground e um alambrado em um pequeno espaço para o futebol das crianças.

Ela conversou com o parlamentar e falou do envolvimento da comunidade, que faz promoções e eventos para angariar recursos, que são investidos em melhorias. As atividades eram realizadas no centro de convivência, porém, hoje o prédio está fechado por conta da pandemia. Ela pediu a liberação do local para que esse trabalho seja retomado.

“Dá pra vislumbrar várias possibilidades aqui. Vou falar com o prefeito, levar o projeto para entregar em mãos e verificar a possibilidade de atender aos pedidos por meio de contrapartidas dos novos empreendimentos que estão em andamento no entorno do bairro. Para a Secretaria do Meio Ambiente, vou sugerir o mesmo projeto de arborização da área de lazer do Jardim Santa Lúcia, onde foram plantadas árvores frutíferas e não frutíferas. O centro comunitário não deve ter problema para ser liberado. Fiquei muito feliz em ver essa união dos moradores, que abraçaram a ideia e colocaram a mão na massa. É um bonito exemplo a ser seguido”, finalizou Boi.