Home Cidade

PT retoma poder nas ruas após primeiro turno e leva Lula a vencer eleições presidenciais em Araraquara

No primeiro turno Flávio Bolsonaro totalizou 57.432 e Lula atingiu 56.181, uma diferença de 1.251 votos. Assumindo o poder nas ruas, o partido deu ao presidente reeleito - quase 69 mil votos, minando o crescimento acelerado do adversário, debruçando sobre a abstenção ocorrida em 04 de outubro.

117
Deputado federal eleito no começo do mês, Edinho Silva se transformou em peça importante na virada com discurso histórico na Santa Cruz no sábado

Reeleito presidente da República do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, do PT, retomou forças neste segundo turno das eleições e virou o jogo sobre o seu oponente Flávio Bolsonaro, do PL, também em Araraquara, onde havia perdido no primeiro turno.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o petista alcançou – 68.699 votos, o que representa 58,08% dos votos válidos. Já o seu adversário que representou o que é chamado de Direita no cenário político teve 63.218 votos, alcançando 47,92% do eleitorado, uma diferença de 5.481 votos pró-Esquerda.

É importante destacar que no primeiro turno Flávio Bolsonaro totalizou 57.432 votos (45,83%) e Lula atingiu 56.181, significando 44,83%, com uma diferença de 1.251 votos. A reação em Araraquara se deve aos rumos da organização, buscando sensibilizar o eleitorado a comparecer às urnas. Ainda assim a abstenção atingiu quase 20%, representando – 32.682 votos.

Num cenário mais amplo a predominância do Partido dos Trabalhadores se caracterizou pelo empenho partidário que assegurou poder de reação, aumentando os votos para Lula que subiu de 56 para 63 mil sufrágios – saindo de 44% para atingir 52% dos votos válidos.

A PARTICIPAÇÃO DE EDINHO NA VIRADA

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e eleito deputado Federal no dia 04 de outubro com cerca de 115 mil votos, já na metade do dia, após votar, fez uma manifestação nas redes sociais apelando para que os eleitores fossem votar.

“Acabo de exercer meu direito fundamental ao voto. Voto pela garantia de direitos, por mais avanços, por um Brasil onde ninguém fique para trás. Voto pelo nosso povo, pelas nossas famílias, pela Constituição e, acima de tudo, pela democracia”, comentou Edinho Silva.

Mais adiante citou que – o ódio não pode ser maior do que a nossa vontade de construir esse país de todos, sem intolerâncias.

Edinho reforçou o apelo feito um dia antes na Praça de Santa Cruz: “Não deixe que ele impeça você de exercer esse direito tão importante. Vá às urnas. Cada voto importa. Não permita que outros decidam o futuro por você. Essa é a eleição das nossas vidas. Hoje, cada voto é uma esperança. Vamos defender nossas famílias, nossos direitos e a nossa democracia!