Home Cidade

Santa Casa promove o II Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente em Araraquara

O evento realizado pelo Escritório da Qualidade da instituição teve como objetivo compartilhar experiências e iniciativas voltadas à melhoria dos processos e à segurança na assistência

92
Imagem que marca a realização do encontro no hospital

A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, por meio do Escritório da Qualidade, realizou no dia 15 de outubro o II Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente. O encontro aconteceu na APM Araraquara e reuniu profissionais para uma manhã de palestras, troca de experiências e apresentação de projetos desenvolvidos pela instituição.

O evento abordou temas relacionados à gestão dos processos, qualidade e segurança na assistência. Na abertura, os consultores da iniciativa Lean nas emergências, Vinícius Renó e a Alessandra Marchesin apresentaram o projeto Lean nas Emergências, que é de iniciativa do Ministério da Saúde que visa a redução de superlotações nos setores de emergências e com foco na melhoria dos processos e na gestão da jornada do paciente. A programação também contou com a apresentação de iniciativas desenvolvidas pelas equipes da Santa Casa, o coordenador da qualidade, Deividi Velini, e a analista da qualidade Brizia Cerqueira apresentaram a aplicação da metodologia Lean no projeto de alta hospitalar.

A jornada para a certificação de qualidade ONA foi apresentada pela gerente Assistencial e de Qualidade, Fernanda Gonçalves Fernandes. A coordenadora de Enfermagem da Central de Material e Esterilização (CME), Bruna Carmona, abordou a sistematização e a tecnologia na gestão da Central de Materiais e o Projeto de Farmacoeconomia foi apresentado pela supervisora e responsável técnica da Farmácia, Ana Carolina Sebriano. Encerrando a apresentação dos cases o diretor técnico da instituição, Dr. André Peluso e pela supervisora da qualidade, Maria Bianca Andrade sobre a implantação da linha de cuidado e o gerenciamento do protocolo de AVC.

Além de apresentar projetos e resultados, o simpósio proporcionou um espaço para a troca de experiências entre os profissionais e para a disseminação de práticas desenvolvidas dentro da instituição. A iniciativa reforça o trabalho do Escritório da Qualidade na busca pelo aprimoramento contínuo dos processos e pelo fortalecimento da cultura de segurança dos pacientes dos 24 municípios que integram o DRS III (Departamento Regional de Saúde).