“Colágeno”, palavra que está em evidência e que não sai da cabeça de muitas mulheres.
Além dos fatores estéticos, o colágeno é uma proteína essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Mas, é a partir dos 30 anos que se nota a diferença: algumas alterações fisiológicas começam a surgir, levando à crescente perda dessa proteína.
BIOESTIMULAÇÃO
Dentre as técnicas utilizadas para aumentar os níveis de colágeno, a bioestimulação é uma das mais utilizadas. A partir desse método é possível renovar tecidos danificados pelo processo de envelhecimento.
O tratamento acontece pela aplicação de substâncias biocompatíveis e biorreabsorvíveis capazes de tratar pontos estratégicos da pele e estimular a produção de colágeno.
Apesar de ser confundida com o preenchimento e ter resultados similares, os procedimentos são diferentes. No caso da bioestimulação, a injeção da substância é apenas superficial, enquanto no preenchimento o componente é aplicado nas mais diversas camadas da pele.
Outra diferença é que a bioestimulação não preenche, mas estimula a produção de mais fibras, combatendo a flacidez e, indiretamente, aumentando o volume da região.
É uma forma eficaz de melhorar a beleza e saúde da pele, melhorando a flacidez facial porque reposiciona os coxins de gordura que vão se deslocando para baixo, devido ao processo de envelhecimento, que gera perda de colágeno.
Mas, atenção! Este processo somente pode ser feito por profissionais com conhecimento da área para poder determinar o melhor para cada caso.
O TRATAMENTO
Existem vários métodos disponíveis no mercado. Mas, como a moda da vez é a praticidade, os mais utilizados são: aplicação de ácido polilático, conhecido como “Sculptra” e de hidroxiapatita de cálcio, conhecido como “Radiesse”.
O procedimento deve ser realizado em consultório, sob anestesia local. A resposta do organismo ao tratamento varia de pessoa para pessoa. Deve-se levar em conta fatores como idade, estilo de vida, número de sessões e intervalos entre elas.
Na primeira aplicação alguns dos benefícios já podem ser percebidos, já que o volume do diluente utilizado acaba por provocar redução da flacidez. No entanto, os demais efeitos costumam aparecer após o segundo mês.
BENEFÍCIOS DO COLÁGENO
Muitos estudos evidenciam os seguintes benefícios do colágeno para o organismo:
- Melhoria da firmeza da pele;
- Proteção dos danos das articulações;
- Melhoria no tratamento da osteoporose;
- Prevenção do envelhecimento;
- Anti-hipertensivo;
- Proteção contra úlcera gástrica.