Home Saúde e Beleza

Dicas de roupas para enfrentar o calor e trabalhar com mais conforto

13

Não se desespere. É possível driblar as altas temperaturas ao se vestir para trabalhar. Existem opções formais de vestimentas e alguns truques para amenizar o calor. A melhor forma de aliviar o calor é escolhendo tecidos mais leves, como linho e algodão. E não precisa ser um expert, basta sentir os tecidos na hora de comprar.

Abaixo, confira algumas dicas do consultor para trabalhar com mais conforto:

Para Homens

Diferentemente das mulheres, os homens não têm muita escolha quando o trabalho exige roupas formais. Mas há algumas saídas para reduzir o desconforto e a transpiração, como investir em camisas e calças claras fabricadas com tecidos tecnológicos.

As bermudas são uma boa escolha – mas com ressalvas: A bermuda pode ser usada tranquilamente, mas na altura do joelho. O comprimento funciona da mesma forma que o da saia. Outra dica para um ambiente mais informal é o jeans com tecido mais leves. E o melhor substituto para os sapatos sociais são os docksides, em geral, aqueles que dispensam o uso de meia.

Para Mulheres

As camisas de seda são mais levinhas, podendo arregaçar as mangas e dobrar. Quem quiser, pode usar uma regata por baixo e deixar a camisa mais aberta com o colo mais ventilado. Se seda 100% natural estiver muito cara, uma opção é procurar por uma genérica, feita com fios artificiais – mas não como poliéster.  As blusas transparentes também estão em alta, mas os consultores recomendam o uso de regatas por baixo.

Sandálias são bem-vindas, desde que não contenham informações de sensualidade. Melhor evitar sapatos que exponham muito os pés como as rasteirinhas.

As roupas seguem a mesma linha dos sapatos: nada que sugira muita sensualidade: regatas muito cavadas, tomara que caia, blusas e vestidos de uma alça só ou fendas muito pronunciadas. Mas a mulher pode e deve investir em saias e vestidos. Uma dica é a saia lápis. Veste bem na maioria das mulheres e emagrece a silhueta até no caso dos quadris mais largos. Regatas de seda com alça mais larga é uma sugestão.

Se a mulher não quiser aproveitar a temporada para cortar o cabelo, os consultores dão dicas para prender, sem perder a feminilidade. Rabos de cavalo baixos e coques bem-feitos ficam ótimos. O que não vale é torcer o cabelo com piranhas, lápis e elásticos de trabalho. Aposte em penteados mais bonitos, que deixam a nuca para fora. Nesse caso, peça para o seu cabeleireiro te ensinar a melhor forma de prender o seu cabelo.