Home Saúde e Beleza

Os riscos à saúde com o início da primavera

A primavera chegou, além de oferecer um espetáculo da natureza com suas flores, há também que se preocupar com as possíveis doenças que está temporada pode causar.

24
Crises alérgicas causada por pólen

Com a chegada da primavera, os principais riscos para a saúde são alergias respiratórias e conjuntivite, devido ao aumento do pólen, poeira e outros alérgenos no ar. O clima mais quente também favorece a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya, exigindo atenção a focos de água parada e uso de repelentes.

Além disso, variações de temperatura e umidade podem aumentar a suscetibilidade a infecções virais e agravar condições como asma.

Riscos relacionados a alergias e infecções:

Alergias Respiratórias: O aumento de pólen das plantas que florescem na primavera pode desencadear sintomas como coriza, espirros, coceira nasal e obstrução do nariz.

Conjuntivite: A exposição a alérgenos no ambiente, como pólen, pode inflamar a membrana dos olhos, causando conjuntivite alérgica, caracterizada por coceira e vermelhidão.

Doenças Respiratórias e Asma: A primavera, com suas variações de temperatura e aumento da umidade, pode tornar as pessoas mais vulneráveis a resfriados e outras infecções, além de poder desencadear crises de asma.