Com a mudança de estação, nossa pele precisa de cuidados especiais, que devem ser adotados bem antes da chegada do inverno. Afinal, não é só nos dias mais frios que o maior órgão do nosso corpo fica exposto a danos externos. Durante o outono, já é importante rever sua rotina de bem-estar.
Segundo a Dra. Natália Rubez, dermatologista do Instituto Rana Saleh, com a chegada do outono o tempo começa a ficar mais friozinho e mais seco. Da mesma forma, os banhos ficam mais quentes — e tudo isso reflete na nossa pele. Por isso, redobrar os cuidados é fundamental.
“Reveja com seu dermatologista sua rotina skincare com o frio se aproximando, buscando produtos mais suaves. Tente manter banhos mais mornos e intensifique a hidratação”, destaca a especialista. Além dessas, Natália dá algumas dicas que podem ajudar a manter os cuidados com a pele durante o outono:
– Mantenha o uso do protetor solar o ano todo, independentemente do sol ou calor;
– Troque o sabonete que evita a oleosidade na pele no verão por um mais suave;
– Intensifique a hidratação da pele, seja mantendo uma boa ingesta de água, seja com produtos tópicos para aplicar.
A estação não apenas exige cuidados especiais, ela também é uma oportunidade para cuidar melhor da pele. A dermatologista afirma que o outono é um ótimo momento para recomeçar os tratamentos mais intensos de clarear as manchinhas adquiridas no verão, como o melasma.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma atinge cerca de 35% das mulheres. A condição provoca manchas escuras, principalmente, na região do rosto. No entanto, a sua causa ainda é desconhecida.
Apesar disso, a dermatologista, Dra. Fátima Tubini, explica que o surgimento do problema tem relação com o uso de anticoncepcionais, fatores genéticos, alterações hormonais e gravidez — além, claro, da exposição solar.
Ainda não existe cura para o melasma, mas há muitos tratamentos disponíveis que ajudam a clarear as manchas escuras da pele. Além da aplicação de medicamentos, o tratamento do melasma inclui também procedimentos que promovem o clareamento das manchas. É o caso, por exemplo, do peeling, aplicações de microagulhamentos, fotoprotetores orais e lasers. Contudo, ela afirma que é importante consultar um dermatologista para a realização de um diagnóstico correto. (Por Milena Vogado)