Em continuidade ao especial “Agosto Dourado”, campanha que visa divulgar a importância do aleitamento materno, a Unimed Araraquara conversou com a ginecologista obstetra Dra Carolina Lauand sobre um assunto muito importante: a alimentação durante esse período.
“As mulheres, após o parto, perdem volume corporal sanguíneo, caloria e energia. E para repor tudo isso é necessária uma rica fonte de alimentos, além da hidratação para manter as propriedades e a qualidade do leite materno”, comenta.
Uma dica é a ingestão de chás, evitando aqueles que possuem cafeína, como o chá mate, chá verde e o chá branco. “É claro que tudo é bom senso, mas chá de alcarávia, rosa silvestre, funcho, melissa, erva doce, camomila, estimulam a prolactina e são muito importantes”, pontua.
Em relação aos alimentos, a especialista cita boas fontes de gordura, como o salmão, carnes brancas, fora os carboidratos encontrados em raízes, frutas e vegetais. “Não pule refeições e tenha na base da realidade de cada mãe, cada bebê, que cada um é um. Tenha um momento tranquilo de alimentação, pois ela é a sua fonte de riqueza que vai nutrir o seu bebê. Saiba que nós estamos aqui para te apoiar”, finaliza.