Início Destaques

Coronavírus em Araraquara: de 14 casos suspeitos, 4 já foram descartados

Uma nova reunião do Comitê de Contingência foi realizada nesta sexta-feira para pontuar o monitoramento dos casos suspeitos

126
Boletim divulgado pela Prefeitura de Araraquara

Algumas decisões foram tomadas no encontro realizado nesta sexta-feira (20), pelos integrantes do Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura Municipal de Araraquara. Todas elas, evidentemente, visando trazer esclarecimento e segurança à população.

SAÚDE

– As Unidades Básicas da Saúde do Jardim América, Vila Xavier, Melhado, Santa Angelina, Jardim Iguatemi e Selmi De I terão horário de atendimento estendido, permanecendo abertas para atender demandas espontâneas, das 7h30 às 20 horas, a partir de 23 de março.

– A partir desta segunda-feira, dia 23 de março, 35 Unidades Básicas de Saúde do município estarão realizando a campanha de vacinação contra a gripe para idosos. O horário de segunda a sexta-feira será das 7h30 às 16h30. No dia 28 de março, sábado, a vacinação será realizada das 7h às 13h.

ATENÇÃO ESPECIALIZADA

– SAUDE MENTAL

As atividades de grupo e sessões coletivas de tratamento terapêutico estão suspensas imediatamente para evitar interação social entre pacientes e entre estes e profissionais de saúde, conforme recomendação da Resolução da SES 28/2020.

Os serviços estão disponíveis para monitoramento e acompanhando dos casos através de contato telefônico. As prescrições médicas serão feitas pelos serviços, conforme a necessidade do paciente, que está sendo orientado a fazer contato e evitar sair de casa. O serviço funcionará em regime de plantão para casos graves.

– NGA3, CER e UMED

Os Atendimentos serão reduzidos e serão minimizados para os casos prioritários.

– Atendimentos de consultas de rotina de outros municípios serão suspensas para reduzir o fluxo de pessoas e de pacientes entre as cidades. As prescrições médicas serão feitas pelos serviços, conforme a necessidade do paciente, que está sendo orientado a fazer contato e evitar sair de casa. No caso do Centro Especializado de Reabilitação, serão avaliados os casos que deverão ser atendidos pela comorbidade do paciente. Os demais serão remarcados. Casos individualizados devem ser feito contato telefônico com a unidade CER, que é o (16) 3322-8592.

– SERVIDOR

– Orientamos as Secretarias Municipais que avaliem a necessidade de revezamento dos horários dos servidores públicos, bem como a necessidade de reorganização das dinâmicas de trabalho, desde que não haja prejuízos na prestação de serviços essenciais. Este orientação de revezamento não se aplica à Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Fica estabelecida nova rotina para atendimento ao Cadastro Único, no órgão gestor e unidades descentralizadas. Assim, deverão ser realizadas as inscrições e atualizações do Cadastro, mediante agendamento, até decisão em contrário, os seguintes casos:

1) Cadastro visando NOVOS benefícios previdenciários ( Lembrando que o Governo Federal prorrogou o prazo para regularização referente ao BP, por 120 dias, e, por isso, os idosos beneficiários devem permanecer em suas casas, sem risco de qualquer prejuízo);

2) Cadastros novos e atualizações visando benefícios de geração de renda (limitados pela renda per capita do Bolsa Família);

Os demais deverão aguardar a normalização dos atendimentos e novas orientações. Também, não sofrerá nenhum prejuízo o beneficiário do Programa Bolsa Família que estiver com seu cadastro desatualizado, bem como não sofrerão prejuízos os beneficiários de programas municipais, considerando que o prazo para esta atualização também foi prorrogado para 120 dias. Em caso de dúvidas, o beneficiário deve ligar em uma das unidades do CRAS ou na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (16) 3301-1800.

RECOMENDAÇÕES

– Este Comitê reforça o pedido para que as pessoas não saiam de casa e evitem aglomerações. Apenas saiam de suas casas para atividades essenciais, tais como farmácias ou supermercados, desde que não seja grupo de maior risco a contaminação;

– Orienta ainda aos estabelecimentos como bares e restaurantes que garantam a higienização do ambiente e o distanciamento necessário recomendado, desde os atendimentos até a disposição de cadeiras e mesas.

SUSPEITOS

– Araraquara coletou material para enviar para exames em laboratório credenciado de 14 casos suspeitos da doença até agora. Desses 14, nenhum foi confirmado, 4 foram descartados e 10 ainda aguardam o resultado.

– Vale ressaltar que, com a demora no resultado dos exames, enviados ao Instituto credenciado, Araraquara trabalha, propondo ações diárias por meio desse Comitê, com a realidade de que o vírus já esteja em circulação na cidade. Vale dizer, que a cidade não é uma ilha. Muitas pessoas se locomovem para áreas de transmissão comunitária como São Paulo e cidades da região com confirmação, como é o caso de São Carlos.

DÚVIDAS

O Comitê de Contingência do Coronavírus reforça a necessidade de a população se certificar das informações a serem circuladas e sugere que para toda e qualquer dúvida a respeito do coronavírus seja utilizado o telefone da Ouvidoria da Saúde (800-771-7723), das 7h30 às 20 horas.

O comitê terá reuniões diárias e sempre estará atento aos acontecimentos em Araraquara, no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Todas as decisões do comitê serão divulgadas pela Secretaria de Comunicação por meio de boletins informativos.

Informações oficiais também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).