Início Saúde

Especialista aborda prevenção contra as drogas em workshop temático

143

Atividade integrou a 9ª Semana de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas, no Centro Internacional de Convenção

Um workshop temático reuniu jovens, profissionais da segurança pública e servidores municipais durante a 9ª Semana de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas, no Centro Internacional de Convenção, na tarde de quarta-feira (26), que foi o Dia Internacional de Combate às Drogas.

A 9ª Semana é organizada pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, com parceria da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a entidade Amor Exigente.

O workshop contou com apresentação do diretor técnico da Coordenadoria de Políticas sobre Uso de Drogas do Estado de São Paulo (COED), Claudemir Moraes dos Santos. De forma bem-humorada e com participação da plateia, ele abordou o que é prevenção, apresentou fatores de proteção e fatores de risco, além de alertar sobre os perigos das drogas.

“O uso de drogas abarca várias classes sociais e áreas de atuação da sociedade. O problema não é só a droga em si, mas o relacionamento da pessoa com a droga”, explicou o especialista, que definiu a droga como uma “substância que, ao ser consumida, altera o funcionamento do nosso corpo, principalmente do Sistema Nervoso Central”.

Abertura
Na mesa de abertura do workshop, a secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, representando o prefeito Edinho, destacou que “as políticas públicas fazem diferença na nossa vida” e elogiou a iniciativa de abrir esse espaço para debater um tema tão importante.

O coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, lembrou que a realização do evento foi um dos pedidos levados à conferência desse tema. “É um assunto muito importante para a sociedade. Que todos vocês acumulem conhecimento e levem isso adiante”, opinou.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Matheus Nunes, também elogiou a realização do workshop. “E necessário falar sobre a importância da prevenção, da redução das desigualdades sociais e da garantia dos direitos humanos.”

Ainda participaram do evento a coordenadora de Direitos Humanos, Carolina Leão Marques; a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro; entre outras autoridades e lideranças.

A programação da 9ª Semana de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas termina nesta sexta-feira (28), às 14h, com a palestra “Inteligência Emocional na Prevenção”, ministrada pelo conselheiro Evandro Racosta, do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas. O evento será na sede do RH (Recursos Humanos) da Prefeitura, na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 1435, no Centro.