A Prefeitura Municipal de Araraquara em nota distribuída à imprensa neste domingo (15) informou que o prefeito Edinho Silva se reuniu com toda a equipe do seu governo, além de profissionais de todas as áreas da saúde para traçar um plano de ação estratégico visando o enfrentamento do Coronavírus, com base na situação municipal e seguindo orientações dos governos federal e estadual.
Vale destacar que a cidade não registra, até o momento, nenhum caso de Coronavírus, diz a nota. Em função disso, o município, segundo especialistas e critérios da Vigilância Nacional em Saúde, a cidade encontra-se no estágio de “Atenção”, diferente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro e outros municípios, que se encontram no último estágio, o de “Transmissão Comunitária”, que é quando o vírus está instalado no município, sem identificação da fonte de infecção.
Desta forma, a Prefeitura de Araraquara adotará medidas que condizem com sua realidade atual, de forma a não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, bem como garantir segurança no atendimento à população:
• Monitoramento diário da situação do vírus em Araraquara por meio da Criação do Comitê de Contingência do Coronavírus. O Comitê será formado por secretários municipais e coordenadores da Saúde Básica, Urgência e Emergência e da Vigilância em Saúde. Também haverá convite para inserção neste comitê de representantes do SESA (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), ligado à USP, Diretoria Regional de Saúde, e unidades privadas de saúde.
• Divulgação diária sobre a situação do Coronavírus em Araraquara por meio de Boletins. Eles serão divulgados à população via canais oficiais do Município, além de envio aos veículos de comunicação, os quais conclamamos para que colaborem na distribuição em massa das informações.
• Disponibilização de profissional da Saúde para o atendimento do telefone da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (0800 – 771 7723). Todas as dúvidas podem ser tiradas por meio desse sistema, inclusive, pessoas com alguns dos sintomas. Isso porque, não é recomendável que as pessoas com sintomas leves procurem uma unidade de saúde, pois elas podem se tornar ponto de contaminação – quando casos forem constatados -, além de congestionar o sistema, desorganizando o atendimento. Devem procurar os serviços de saúde as pessoas que apresentarem febre alta persistente, cansaço e dificuldade respiratória (diferente de nariz entupido).
• Criação de instrumentos de comunicação com a cidade. A Secretaria de Comunicação vai implementar um hotsite com informações a respeito de prevenção, busca por diagnóstico, telefones úteis, atualização de dados e outras informações importantes. Essas informações também serão disponibilizadas via Faceboook oficial, Instagram, Twitter e disparos via o WhatsApp.
• Campanha informativa na Rodoviária, direcionada aos passageiros viajantes, em especial para cidades com o estágio avançado de transmissão comunitária, como é o caso de São Paulo (capital). Ações também serão realizadas no Terminal Central de Integração pela quantidade de pessoas que reúne diariamente.
Vale destacar que, por meio do Comitê Diário a ser formado já nesta segunda-feira, a cidade vai monitorar a situação e o estágio de contaminação. Obviamente que, se houver a caracterização de outros estágios como “Estágio de Contenção – que é quando há caso confirmado da doença e identificação da fonte de infecção” ou “Estágio de Transmissão Comunitária – já explicado acima”, a Prefeitura de Araraquara adotará outras medidas.
Destaca-se ainda que as medidas preventivas são as melhores formas de combater a doença. Por isso, atente-se às dicas:
– Lave bem as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel.
– Cubra sempre o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, porém, não com as mãos e sim com o cotovelo.
– Evite aglomerações se estiver doente.
– Mantenha os ambientes bem ventilados.
– Não compartilhe nenhum objeto pessoal.
A Prefeitura de Araraquara reforça o pedido de colaboração de toda a população para que não tenha circulação de informações sem veracidade para que não haja pânico e desorganização social. Hoje, a cidade não conta com nenhum caso confirmado, porém, a Prefeitura se manterá atenta diariamente e toda e qualquer “movimentação da doença no município”, a população será informada pelos meios oficiais de comunicação, ou pela imprensa. Também serão informadas as medidas a serem adotadas, diante da mudança de realidade.