Home Cidade

Araraquarenses são homenageados por trabalho realizado na prevenção ao uso indevido de drogas

O casal araraquarense, professor Márcio Servino e Anastácia Cristina que juntos realizam o projeto social Legal é Prevenir em nossa cidade acaba de ser homenageado na capital pelo brilhante desempenho na prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no Estado.

130
Servino e Anastácia homenageados por Quirino Cordeiro Jr, Secretário Nacional da Senaprev

A Liga da Prevenção acaba de realizar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a terceira premiação aos profissionais da prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no Estado, tratando-se de um movimento livre, fundado em 2014, que tem como finalidade conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso de drogas e promover a prevenção com informações.

As edições anteriores da premiação ocorreram em 2015 e, posteriormente, em 2017, ambas na Assembleia Legislativa. Ao todo, 120 personalidades foram homenageadas durante o encontro, entre as quais diversos representantes do interior e da capital, profissionais que lidam direta e indiretamente na prevenção ao uso indevido das drogas.

Araraquara se fez presente ao evento, bem como nos anteriores; porém, é importante destacar que nesta edição foi homenageado com Prêmio Master da Prevenção, o casal araraquarense, professor Márcio Servino e Anastácia Cristina que juntos realizam o projeto social Legal é Prevenir.

OS HOMENAGEADOS

Márcio Servino é educador físico de formação e prevencionista de natureza, fundador em 2011 do projeto social Legal Prevenir. É ainda, diretor da Liga de Prevenção na cidade, ex-presidente do COMAD e atualmente exerce a função de Conselheiro Tutelar, tendo recebido sua terceira indicação e premiação, por seu trabalho realizado na cidade e região. O homenageado atua em todas as áreas da prevenção universal, seletiva e indicada para todos os tipos de público em especial crianças e adolescentes.

Servino afirma que prevenção – é agirmos antes que algo aconteça e que as ações voltadas a prevenção não se medem, pois seus efeitos e resultados fazem parte de um processo de formação do indivíduo e dos locais por onde passa, gerando nas pessoas oportunidade de fazer melhor suas escolhas e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Ele assegura que se sentiu mais uma vez honrado e lisonjeado pela premiação que nesta edição aconteceu juntamente com sua esposa Anastácia Cristina, homenageada pela primeira vez, que como técnica de enfermagem realiza dentro do programa Legal é Prevenir, trabalho especifico de prevenção ao uso de drogas com público feminino e de enfrentamento a violência contra mulher.

Como profissional da saúde e ativista do movimento negro, Anastácia ministra desde 2017, após se formar em palestras e treinamentos específicos para mulheres, reuniões e encontros em especial com pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, gestantes, alertando-as quanto ao não uso de drogas na gestação.

O casal recebeu a homenagem das mãos do Dr. Quirino Cordeiro Jr, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas – Senaprev, parabenizando ambos pelos feitos e ações realizadas na prevenção.

Os homenageados Servino e Anastácia já possuem projetos para 2022: o principal deles a retomada das atividades do projeto esportivo Legal é Prevenir e Leitura do Bem, que atende 50 crianças na região do Jardim Martinez, parado durante pandemia. Também darão continuidade ao trabalho de orientação por meio de encontros e intervenções voltadas a prevenção ao uso indevido de drogas, em escolas, igrejas e sistema prisional local.

Para o casal a homenagem recebida pela Liga da Prevenção na Alesp, vem  valorizar o trabalho de todos os profissionais que mesmo durante a pandemia realizaram de alguma forma suas atividades voltadas a prevenção e para os dois em especial, por ser algo que os impulsiona a continuar fazendo aquilo para qual foram escolhidos e preparados.

Eles fazem questão de dedicar a premiação deste ano a Gisele dos Santos, tia falecida no início deste ano vítima da COVID 19, uma das principais incentivadoras e apoiadoras de Servino e Anastácia e das ações realizadas.