Home Sem Categoria

Cidades de Itápolis, Borborema e Cajuru recebem o projeto “Semear é Cuidar”do Senar

Resgatar a dignidade da mulher”, diz Juliana Farah, sobre o objetivo da iniciativa durante o importante encontro com características regionais

0
Evento realizado em Itápolis

No dia 12 de agosto, as cidades de Itápolis e Borborema foram palco do lançamento do programa “Semear é Cuidar”, uma iniciativa voltada para levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo. O evento em Itápolis ocorreu pela manhã, reunindo autoridades locais, representantes de instituições parceiras e a comunidade. A programação incluiu palestras sobre prevenção à saúde da mulher. À tarde, o lançamento em Borborema seguiu o mesmo formato, com grande engajamento das produtoras locais.

Na manhã desta quinta-feira (15) o lançamento do programa aconteceu na cidade de Cajuru. O “Semear é Cuidar” tem como objetivo viabilizar a realização de exames de ultrassom e mamografia para produtoras rurais, somando aos trabalhos que as Secretarias de Saúde locais destinam às mulheres.

“Esse é um grande feito para prevenção de doenças. É gratificante ser um meio de comunicação para as mulheres do campo, levando informação e conscientização”, disse o presidente do Sindicato Rural de Borborema. Rubens Romanini, presidente do Sindicato Rural de Itápolis, falou: “É uma oportunidade importante para mulheres que não têm acesso aos cuidados de saúde íntima. Em breve comunicaremos as mulheres da região para a seleção dos exames.”

Através dessa iniciativa são disponibilizados de forma gratuita 50 exames de mamografia em cada cidade para as mulheres que atenderem aos pré-requisitos: ter mais de 40 anos, não ter plano de saúde e não ter realizado mamografia nos últimos 12 meses, dentre outros para seleção, coordenada pelos sindicatos rurais.

“Esse combo de prevenção ao câncer de mama vai desde a mamografia até a biópsia, toda custeada pelo sindicato rural na rede privada. O sindicato dá todo o apoio de transporte no dia de realização do exame. Exame de prevenção é aquele momento de você parar e olhar para si. É isso que a gente busca, juntamente com os sindicatos rurais, resgatar a dignidade da mulher”, afirmou Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp.

Além de Faesp, Senar-SP e sindicatos rurais, neste projeto estão o Sebrae, Ongs Orientavida e Pense Rosa, Sebrae Delas, sindicatos rurais e Dillianz Bank, com apoio da Organização da Sociedade Civil Américas Amigas, Secretaria da Mulher do governo do Estado e as prefeituras locais.