Home Cultura e Lazer

Domingo de Carnaval: vamos falar sobre o Seo Bogé?

Relembre a história de um dos ícones da folia araraquarense, fundador da escola Estrela de Vila Santana

120
Seo Bogé: amor pelo Carnaval. (Foto: Prefeitura de Araraquara)

Precursor do samba em Araraquara, Osvaldo da Silva, o Bogé, da Escola de Samba Estrela de Vila Santana tem quase 9 décadas de vida e muitos bons Carnavais na lembrança.

Lúcido e um eterno apaixonado pela folia, começou numa época que os instrumentos musicais da bateria da escola eram feitos por ele mesmo de couro e cal.

Seu envolvimento com o Carnaval teve início com a participação no Trio Sumaré. Depois, passou para uma escola de samba  no Carmo – mas que não foi para frente. Por isso, resolveu fazer a agremiação no Santana e, em 1969, começou a desfilar com a Estrela de Vila Santana.

Os ensaios sempre foram próximos à casa de Bogé e sua esposa, Ivone: no começo, na Castro Alves com a Bandeirantes, e quando a família se mudou para o Laranjal, os ensaios migraram para o local.

Câmara Municipal de Araraquara
Bogé durante a cerimônia de entrega do diploma de Honra ao Mérito da Câmara, em 2019. (Foto: Arquivo)

Foram sete títulos de escola campeã em Araraquara, chegando a colocar 300 pessoas em um desfile com as cores da escola: vermelho, azul e branco. A motivação sempre foi uma palavra de ordem na sua vida carnavalesca mas, agora, com problemas de coluna e joelho, Bogé se afastou das atividades.

Em 2019, recebeu o diploma de Honra ao Mérito da Câmara de Araraquara. À época, a secretária Teresa Telarolli disse. “Aqueles que têm a vida economicamente estruturada em grandes patamares sempre escreveram a história no Brasil. Agora, aqueles de origem mais popular, que se fizeram a partir do trabalho, como Bogé e nós, que estamos aqui, não têm registrada a sua história senão por iniciativas como essas. Bogé já está tatuado na memória do samba e na memória cultural de Araraquara”, finaliza.

(Por Matheus Vieira)