Home Cidade

Exemplo de determinação, aos 17 anos Jéssica encanta o público pelo seu estilo de dança

Araraquara tem sido muito atuante na arte da dança, principalmente, pelas “meninas” da equipe de Ginástica Artística da Melhor Idade da Fundesport, sob o comando do professor Henrique Sanioto

24
Jéssica, no Sesi Araraquara

A arte de sapatear é um estilo de dança que se originou na Irlanda no século V, e teve influências de outras culturas, como a africana e a inglesa.

Desde de criança, a jovem Jéssica Pichinin, 17 anos, se dedica ao sapateado, recebendo o incentivo de sua mãe, Vânia Pichinin.

Com uma agenda dividida entre a dança e escola, Jéssica é um exemplo de determinação – uma das promessas do sapateado em Araraquara SP.

Neste final de ano (2024), foram várias apresentações, entre SESI, Teatro Municipal e até com a participação de suas alunas – jovens e crianças.

Sua mãe, Vânia, é quem faz as idas e vindas, entre uma escola e outra, que se repete de segunda a sexta-feira – o dia todo.

Araraquara tem sido muito atuante na arte da dança, principalmente, pelas “meninas” da equipe de Ginástica Artística da Melhor Idade da Fundesport, sob o comando do professor Henrique Sanioto, que foi uma das equipes que representaram o Brasil, em 2023 (Julho/Agosto), na World Gymnaestrada de Amsterdam – Holanda.

A próxima World Gymnaestrada será em Lisboa Portugal, de 11 a 17 de julho de 2027, que conforme o presidente da Federação Portuguesa de Ginástica (FGP), Luís Arrais, espera levar um número maior de participantes da história do “festival” – Sanioto, já confirmou presença de suas ginastas. Em Amsterdam a equipe de Araraquara, foi com mais de 50 atletas, e para Lisboa, espera repetir o mesmo feito.

A frase “Quem dança seus males espanta” é de autoria do norte-americano Wayne Dyer, que consegue traduzir com precisão o que é o sentimento de quem pratica a dança como arte e esporte. A dança é uma atividade que pode trazer benefícios para a saúde física e mental. 

O sapateado de Jéssica Pichinin, está apenas no início, mas seu destino já está traçado. É uma das grandes promessas da dança araraquarense. (Por Sérgio Martins)