Home Sem Categoria

Luís Henrique, da Canasol, participa da Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol em SP

Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol marca uma edição especial com a celebração dos 25 anos do evento e os 50 anos do ProÁlcool, reunindo diferentes perspectivas para olhar o presente e o futuro da cadeia, com espaço para conversa direta, troca de experiências e atualização técnica do setor.

13

O presidente da Canasol (Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara), Luís Henrique Scabello de Oliveira, está em São Paulo participando da 25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que ocorre nesta segunda-feira (20) e também terça-feira (21). O evento, considerado um dos mais importantes do setor sucroenergético global, celebra 25 anos de edição e os 50 anos do ProÁlcool.

A participação de Scabello de Oliveira reforça a importância dos fornecedores de cana da região de Araraquara no cenário nacional do agronegócio e a busca por atualização técnica e estratégica para o setor.

ABERTURA DO IMPORTANTE EVENTO

Abertura do evento nesta manhã de segunda-feira

A abertura da Conferência, que marca a edição especial, contou nesta manhã com a presença de um grande número de autoridades e líderes setoriais, evidenciando a relevância do evento e da cadeia de açúcar e etanol para o país.

Entre as personalidades presentes na cerimônia de abertura estavam o Deputado Federal Hugo Motta, Presidente da Câmara dos Deputados; Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo; Alessandra Andrade, Presidente da SP Negócios (representando o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes); e diversos outros deputados federais e estaduais ligados à pauta do agronegócio, como Arnaldo Jardim, Marussa Boldrin, Itamar Borges e Tovar Alves Correia Lima.

Deputado Federal Arnaldo Jardim, grande defensor do setor agro, discursando nesta manhã

O evento também reuniu nomes chave do Governo Federal e Estadual, como Guilherme Campos Júnior, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, e Guilherme Piai Filizzola, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Lideranças de entidades de classe estiveram presentes, como Carlos Ubiratan Garms (representando Evandro Gussi, Presidente da UNICA), Gustavo Rattes de Castro (Presidente da Orplana), e Plinio Nastari, Presidente da DATAGRO, além de presidentes de sindicatos e associações de bioenergia de diversos estados.

DEBATES ESTRATÉGICOS E O FUTURO DA BIOENERGIA

A programação da Conferência se aprofunda em temas cruciais para o presente e o futuro da cadeia, como a análise da safra 2025/26, a transição energética e o papel dos biocombustíveis de baixa intensidade de carbono.

Estão em pauta até amanhã (terça-feira) debates sobre políticas públicas e o RenovaBio, a evolução da tecnologia automotiva e rotas de diversificação para o setor, incluindo bioeletricidade, biogás, etanol 2G, integração cana-milho, captura de carbono e combustível sustentável de aviação (SAF).

A visão dos presidentes das principais companhias, o mercado mundial, trading, inovação agrícola e novas soluções de financiamento também fazem parte da agenda deste evento que, nesta edição, acontece em formato híbrido (presencial e virtual).