Home Geral

Personalidade Empresarial – Luiz Felipe Cabral Mauro

931
Luiz Felipe Mauro 3a

Vitória de quem soube atravessar o tempo

Luiz Felipe Mauro 3a

Não são muitos os que conhecem a vida profissional de Luiz Felipe Cabral Mauro, o professor Luiz Felipe, nascido em Araraquara (1938), filho do casal Deisir Cabral -Dr. Walter Medeiros Mauro, que lhe proporcionaram uma educação fundamentada na honestidade e na dedicação ao trabalho. Foi funcionário público, ingressou no D.E.R. por concurso público e depois, dedicou-se ao magistério no Colégio São Bento como professor de matemática, e, mais tarde, como professor universitário.

Juntamente com seu pai, Prof. Dr. Walter, e com os professores Joaquim Machado Jr, Jurandyr Gonçalves Ferreira e Ergília Micelli, fundadores da instituição, conseguiu o credenciamento do colégio São Bento junto aos órgãos federais, para a realização dos exames de madureza de 1967 a 1971, oportunidade para milhares de pessoas concluírem os estudos de 1º e 2º graus. Em janeiro de 1968, seu pai, diretor da instituição, veio a falecer, quando, por consenso entre os sócios, assumiu a direção do então Instituto de Educação São Bento e ampliou o compromisso da Instituição com a educação escolar, abraçando também o ensino superior. Para tanto, Luiz Felipe cuidou criteriosamente de seu preparo, cursando pós-graduação stricto sensu – Mestrado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências Humanas na Universidade Mackenzie, e também foi diplomado pela Escola Superior de Guerra. Não são muitos os que conhecem a vida profissional de Luiz Felipe Cabral Mauro, o professor Luiz Felipe, nascido em Araraquara (1938), filho do casal Deisir Cabral – Dr. Walter Medeiros Mauro, que lhe proporcionaram uma educação fundamentada na honestidade e na dedicação ao trabalho.

Foi funcionário público, ingressou no D.E.R. por concurso público e depois, dedicou-se ao magistério no Colégio São Bento como professor de matemática, e, mais tarde, como professor universitário. Juntamente com seu pai, Prof. Dr. Walter, e com os professores Joaquim Machado Jr, Jurandyr Gonçalves Ferreira e Ergília Micelli, fundadores da instituição, conseguiu o credenciamento do colégio São Bento junto aos órgãos federais, para a realização dos exames de madureza de 1967 a 1971, oportunidade para milhares de pessoas concluírem os estudos de 1º e 2º graus. Em janeiro de 1968, seu pai, diretor da instituição, veio a falecer, quando, por consenso entre os sócios, assumiu a direção do então Instituto de Educação São Bento e ampliou o compromisso da Instituição com a educação escolar, abraçando também o ensino superior. Para tanto, Luiz Felipe cuidou criteriosamente de seu preparo, cursando pós-graduação stricto sensu – Mestrado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências Humanas na Universidade Mackenzie, e também foi diplomado pela Escola Superior de Guerra.

A instituição, já em 1968, implantou a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, inaugurando uma nova etapa em sua trajetória, despontando na região como instituição de nível superior pioneira na formação de bacharéis em Administração.

No ano de 1970, foi autorizado o funcionamento da Faculdade de Direito de Araraquara; em 1971, a Faculdade de Educação passou a denominar-se Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Araraquara e, em 1972, em decorrência da legislação então vigente, foi criada a FEFIARA (Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara, que passou a congregar as faculdades existentes.

Em 1994, recebeu autorização para iniciar o funcionamento do curso de Ciências – com habilitação em Matemática, licenciatura plena – e de Ciências Biológicas – licenciatura plena e bacharelado, com ênfase em Ciências Ambientais, ambos reconhecidos em 1997. Nesse mesmo ano, pelo Decreto de 12/11/1997, foi credenciada como Centro Universitário de Araraquara – UNIARA – absorvendo a Federação de Faculdades Isoladas de Araraquara. Hoje, com quatro departamentos, a UNIARA mantém 24 cursos de ensino superior, congrega cerca de 6 mil alunos e 150 funcionários.

Luiz Felipe Mauro 1

O Centro Universitário de Araraquara oferece sistematicamente um conjunto de cursos de pós-graduação lato sensu. Na área da pós-graduação strictu sensu, a UNIARA instituiu em 2000 o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, que conta com um plano de organização extremamente inovador em razão de sua natureza interdisciplinar. A instituição vem se projetando como espaço de conhecimento por meio de atividades de pesquisa, desenvolvidas pelo Centro Integrado de Pesquisas, envolvendo todos os Departamentos da instituição.

Ao longo do processo de criação de novos cursos, foi possível consolidar a forte ligação da UNIARA com a comunidade, ex-pressa através de programas de prestação de serviços relacionados aos seus cursos de graduação a aos rumos do desenvolvimento local e regional. Fiel ao seu compromisso social e coerente com a sua vocação, a instituição vem prestando relevantes serviços de extensão à comunidade em várias áreas. Assim, o Ministério da Educação, reconhecendo a excelência de seus cursos, todos avaliados com os melhores conceitos, concedeu ao Centro Universitário de Araraquara, em 2003, o recredenciamento por mais dez anos.

A UNIARA tem aprovado pelo MEC um plano de desenvolvimento institucional bem estruturado, proporcionando um processo de extensão equilibrado, com a implantação ordenada de novos cursos de graduação e de pós-graduação, além da viabilização de novas parcerias e convênios, nos mais diversos setores de atividades, visando sempre o aprimoramento na formação de seus alunos e o bem-estar da comunidade. O próximo passo foi a transformação do Centro Universitário em Universidade de Araraquara.

Luiz Felipe Mauro 2

O comando exercido por Luiz Felipe à frente da organização, combinando firmeza, austeridade, humanidade no trato com parceiros e colaboradores, e percepção de tendências mercadológicas, característica única dos visionários que a história tem contado, conferem à Uniara o status de instituição comprometida não só com o ensino, a pesquisa e a extensão, mas principalmente com o bem estar e a valorização daqueles que, de alguma forma, têm relação com homens que conquistam com seu esforço, o direito de intervir naturalmente na mudança do curso da história, que por sinal se completa com seus cinco filhos, dois engenheiros, de seu primeiro casamento, e três com sua atual esposa Professora Lina Arruda Mauro (dois administradores de empresa e uma médica).