Início Sem Categoria

Unesp oferece 270 vagas para curso pré-vestibular gratuito

Iniciativa será realizada de forma remota devido à pandemia de covid-19

49
Estudantes que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio podem se inscrever até o dia 20 de março

Estudantes que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio, de preferência em escolas públicas, podem se inscrever até o dia 20 de março no processo seletivo do CUCA, curso pré-vestibular gratuito promovido pelo Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, em parceria com a Prefeitura Municipal. Ao todo, são oferecidas na cidade 270 vagas, divididas em três turmas, sendo duas noturnas e uma diurna. Com início previsto para abril, as aulas em 2021 seguirão sendo ministradas de forma remota devido à pandemia de Covid-19.

Os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponível neste link. Para a seleção dos candidatos, dois critérios serão levados em consideração: análise socioeconômica, com peso de 80%, e histórico escolar, com peso de 20%. O foco do projeto é beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A lista com os aprovados será divulgada dia 12 de abril no site e nas redes sociais do CUCA. Todos os documentos necessários para a inscrição podem ser conferidos no edital do curso, onde também é possível obter todos os detalhes do processo seletivo.

O PROJETO

Fundado em 1993, o Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (CUCA) é um projeto de extensão universitária da Unesp, por meio do Instituto de Química, em parceria com as prefeituras de Araraquara e Boa Esperança do Sul. O objetivo da iniciativa é complementar a educação em nível médio de jovens com carência socioeconômica comprovada para os vestibulares das universidades públicas e privadas. Sediado no IQ, o CUCA iniciou suas parcerias com as prefeituras municipais em 2004, constituindo núcleos do projeto nas duas cidades. Hoje, são quatro ao todo: o CUCA Centro Manhã, CUCA Centro Noite e CUCA Instituto de Química, esses três em Araraquara, e o CUCA Boa Esperança do Sul, que é o único que não está com inscrições abertas neste processo seletivo.

A equipe de voluntários do projeto é formada por estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em diversos cursos da Universidade, sendo supervisionados por docentes do IQ. Com um espaço democrático de formação cidadã que conta com atividades que vão além da sala de aula, como o incentivo ao engajamento em assuntos locais e sociais, o CUCA se difere dos cursos privados, principalmente por se propor a atender os estudantes de forma individual e personalizada. Cientes da realidade dos estudantes, os voluntários oferecem ferramentas que visam a transformação, com o intuito de construir uma educação de qualidade, emancipatória e libertadora, promovendo uma formação mais humanizada.

MAIS INFORMAÇÕES

Site CUCA: https://www.iq.unesp.br/#!/cuca1845/ 

E-mail: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/cuca.iqhttps://www.facebook.com/CUCACentroNoite e https://www.facebook.com/CUCACentroManha/

Instagram: @cucaiq@cucacentronoite e @cucamanha

Whatsapps dos Núcleos com inscrições abertas:

Centro Manhã (16) 99354-5364

Centro Noite (16) 99155-8072

CUCA Instituto de Química (16) 99795-0491