Home Sem Categoria

Via Expressa: obras seguem com recuperação do canal do córrego da Servidão e alargamento do leito do Ouro 

Obras das fases 1 e 2 do plano de macrodrenagem que estão em andamento foram novamente vistoriadas nesta sexta-feira

0
Interior da canalização do córrego da Servidão, sob a Via Expressa

O prefeito Edinho retornou, na tarde desta sexta-feira (13), na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, para nova vistoria às obras de macrodrenagem, prevenção às enchentes e reurbanização da Orla Ferroviária de Araraquara que estão sendo realizadas para resolver problemas históricos de alagamentos em áreas sensíveis da cidade.

Acompanhado das secretárias municipais Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, e Sálua Kairuz, de Desenvolvimento Urbano, além do gerente de drenagem da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Marcos Roberto de Oliveira, o prefeito vistoriou os serviços que estão sendo realizados nas duas fases em andamento da obra.

O prefeito esteve no interior da canalização do córrego da Servidão, sob a Via Expressa, onde as equipes trabalham na recuperação do canal, e seguiu caminhando sob a via até a altura do Colégio Conexão, onde as equipes vão iniciar os trabalhos. Depois, Edinho foi acompanhar a fase 2 da obra, fase aberta que está em andamento nas proximidades do Terminal Rodoviário.

“Na fase 1, todo o canal do Córrego do Ouro será recuperado. Estamos avançando bem, conforme pudemos ver na visita de hoje. Na fase 2, trabalhamos no alargamento do leito do Córrego do Ouro para aumentar a vazão. E aí começaremos a fase 3, que estamos em vias de aprovação de atestados na Cetesb. Nesta fase, vamos construir os 4 lagos de contenção de águas das chuvas, que não serão só lagos, serão praticamente 4 Parques do Ibirapuera, com o lago e pista de caminhada, ciclovia, minicampo, quadra, enfim, toda uma estrutura de lazer. Uma será na entrada do Parque São Paulo, outra naquela mesma região – Parque São Paulo, Santa Clara, Pinheiros –, a terceira na região do Jardim Eliana e a última na área central, ao lado da estação ferroviária. Como eu estou mostrando sempre pra vocês, a maior obra de infraestrutura da história de Araraquara está caminhando”, afirmou o prefeito, durante a visita desta sexta-feira.

Intitulado “Ações de Saneamento Integrado nas Bacias do Ribeirão do Ouro, Córrego da Servidão, Córrego Capão do Paiva e seus afluentes”, o plano de macrodrenagem está sendo desenvolvido em fases, com um investimento total de R$ 143 milhões, liberados pelo Governo Federal.