Início Seu Pet

“Araraquara contra maus-tratos” leva conscientização sobre a causa animal

CEAR recebeu evento que contou com palestra do Delegado Bruno Lima, exposição e apresentação da "Cartilha Animal"

63
Vice Damiano Neto durante o evento realizado no Cear

Na noite da última sexta-feira (29), o auditório principal do Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) sediou o encontro “Araraquara contra os maus-tratos”, evento realizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Araraquara com a Câmara Municipal e a Associação de Proteção Animal Abraça Vidas. A programação do encontro contou com a palestra com o Deputado Estadual Bruno Lima, com a apresentação da Cartilha Animal, além de exposição e homenagens. O evento teve transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo encontra-se disponível para visualização.

O propósito do encontro foi celebrar o encerramento do Abril Laranja, que é o mês da prevenção aos maus tratos com animais, e promover a conscientização sobre as políticas públicas e leis que tiveram avanços consideráveis nos últimos anos e que ainda são desconhecidas da população.

O vice-prefeito Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho na solenidade, destacou as ações realizadas em torno do assunto no município. “Araraquara é uma cidade privilegiada em relação a essa temática. Temos uma coordenadoria historicamente estruturada e atuante, além de muitas associações e entidades muito engajadas. Esse evento é muito importante para reforçar que o amor e o cuidado com os animais devem sempre existir. Esse é o compromisso da Prefeitura de Araraquara e de todos nós presentes nessa noite”, salientou.  

O vereador Emanoel Sponton (Progressistas), que representou a Câmara Municipal, também valorizou a atuação realizada na cidade. “Só tenho a agradecer pelo esforço de vocês, porque sem essa união não estaríamos fazendo um trabalho tão importante em Araraquara. Que esse evento faça a diferença para cada dia mais conscientizar a nossa cidade”, resumiu.

A vereadora Luna Meyer (PDT), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Urbano Ambiental e Defesa e Proteção Animal da Câmara Municipal e autora da Lei Municipal 10.184, que incluiu o Abril Laranja no calendário oficial de eventos do município, falou sobre o propósito do encontro. “O objetivo aqui é trazer consciência de que o crime de maus-tratos não é mais tolerável em hipótese alguma e precisa ser denunciado. Muitas políticas públicas novas foram implementadas graças ao esforço incansável de parlamentares como o delegado Bruno, que tem lutado uma luta muito solitária, porque são poucos os deputados que abraçam essa causa”, apontou. “Já temos as leis, as leis já existem, e agora é uma questão de colocá-las para funcionar e cobrar do poder público a execução delas. Só assim, com toda a sociedade consciente, trabalhando junto, vamos trazer a dignidade que os nossos animais precisam”, acrescentou.

PALESTRA ESCLARECEDORA

A atividade contou com a participação do deputado estadual Bruno Lima (Progressistas), convidado que possui destaque por apoiar a causa animal, que apresentou a palestra com o tema “Leis de Combate aos maus tratos no Brasil”.

O parlamentar falou sobre seus esforços na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e diálogos com o governador Rodrigo Garcia para aprovar leis que resultem em punições para os executores de maus-tratos e outras que levem educação sobre o tema. Segundo ele, os autores desse tipo de crime não eram presos e hoje, com as leis aprovadas, eles chegam a ser detidos, porém por apenas um dia. Por isso, ele destaca a necessidade de uma luta constante para que esses crimes não fiquem impunes e a pena seja endurecida. “Nós presenciamos todos os dias os piores casos de maus-tratos e eu não consigo dormir sabendo que no dia seguinte o autor do crime vai ser solto. Isso mostra que a nossa luta continua e eu não vou sossegar enquanto não ver essas pessoas covardes ficarem presas por vinte, trinta ou sessenta dias. Mas só prender não resolve e aí passamos para a pauta do nosso encontro, que é a conscientização, que é a legislação estadual”, ressaltou.

APRESENTAÇÃO DA CARTILHA ANIMAL

A coordenadora de Bem-estar Animal, a advogada animalista Carol Mattos Galvão, não pôde realizar sua palestra por motivos de saúde, porém, por meio de um vídeo, foi apresentada a Cartilha Animal, conteúdo desenvolvido pela Coordenadoria de Bem-estar Animal em parceria com a Secretaria da Comunicação.  O conteúdo já está disponível, de forma online, no site www.araraquara.sp.gov.br/bemestaranimal.

A cartilha explica que os animais são seres sencientes, ou seja, percebem e demonstram emoções como alegria e tristeza e também são sensíveis à dor. Ela alerta que ter um animal exige planejamento, além de cuidado e amor, por isso, antes de adotar é importante analisar se o perfil do animal coincide com o que a família espera e pode oferecer. Assim, o material explica o temperamento comum em cada idade do pet e todos os cuidados que devem ser tomados para ele se manter saudável e feliz.

O conteúdo traz ainda esclarecimentos sobre os procedimentos de castração e microchipagem, além de detalhes relacionados à guarda responsável, que é o conjunto de regras básicas, estipuladas pela legislação municipal, que devem ser seguidas pela família que decide ter um animal de estimação. O leitor também encontrará na cartilha as informações sobre protocolo de recolhimento, recolhimento de animais mortos, regras para os animais de grande porte, legislação sobre a soltura de fogos de artifício com estampido e como fazer denúncias de casos de abandono e maus-tratos de animais. O programa municipal de voluntariado “Amigo Bicho” e a Rede de Solidariedade Pet também têm espaços especiais na cartilha, assim como todos os telefones úteis de órgãos públicos relacionados à proteção animal.

EXPOSIÇÃO E HOMENAGENS

A programação contou com a Exposição “Causa animal” no saguão do CEAR, onde as principais entidades ligadas ao tema na cidade apresentaram seus trabalhos. Participaram as associações Abraça Vidas, AAPA, Acãochego da Tuka, Casa dos Gatos, GIPAMA, Projeto #MeAdote, Rua dos Gatos e Time dos Vira-latas.

O encontro também foi marcado por uma sessão solene onde a vereadora Luna Meyer entregou o Diploma de Honra ao Mérito à equipe do Bem-Estar Animal e o título de Cidadã Araraquarense para a protetora de animais Tuka Nyko.

Também participaram do evento o prefeito de Gavião Peixoto, Adriano Marçal (PTB); o prefeito de Rincão,Tenente Rodrigues (PSL); o vice-presidente da Associação Abraça Vidas, o veterinário Jonatan Stringaci; o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Antonio de Abreu Júnior; a comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara, Juliana Zácaro; o Cabo Márcio Afonso Oliveira, representando o Corpo de Bombeiros; e Otávio Augusto de França Pires, representando a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Araraquara.