Home Seu Pet

Bem-estar Animal alerta para os cuidados com os animais no calor

Previsão de temperaturas excessivas exigem uma atenção especial para proteger os bichinhos

53
Animais sentem muito os efeitos do calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (18) um alerta de nível laranja para a onda de calor que deve atingir o Brasil até o dia 22 de setembro. Os avisos amarelos se referem a perigo potencial, laranjas são de perigo e vermelhos são de grande perigo. Eles são emitidos quando as temperaturas, neste caso as máximas, ficam pelo menos 5°C acima da média histórica do período. A previsão é de que os termômetros passem dos 40ºC e, junto com a onda de calor, há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar.

Por conta dessa previsão, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, alerta que alguns cuidados especiais devem ser tomados, tanto para os seres humanos quanto para os animais.

Banner criado para divulgar a campanha

Nesse sentido, algumas recomendações auxiliarão nos cuidados e no bem-estar dos bichinhos nesse período. A primeira delas é manter o pet sempre hidratado. Para isso, é importante disponibilizar água fresca e limpa à vontade para eles, distribuir vários potes com água pela casa e adicionar cubos de gelo na água pode trazer mais refrescância. Além disso, o bebedouro deve estar posicionado em local protegido do sol. Para animais de grande porte, o mínimo recomendado são 40 litros de água por dia.

Também é importante evitar passeios e exercícios nos horários mais quentes do dia. O chão e o asfalto quente podem incitar queimaduras graves nas patas (coxins) dos pets. Também é altamente recomendado que se mantenha o animal em ambiente arejado, protegido e com sombra.