A Prefeitura lançou oficialmente nesta sexta-feira (14), em live nas redes sociais, o Programa Municipal de Voluntariado do Bem-Estar Animal – “Amigo Bicho”, executado e gerido pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal.
O programa, instituído por lei, tem objetivo de contribuir com a melhora da qualidade de vida e com a sociabilização dos animais abrigados pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal até sua adoção, por meio de serviços voluntários.
A lei é resultado da história do cachorro Tiquinho, que foi abandonado no Parque Pinheirinho, vivia triste e não aceitava nenhum humano por perto. Sua história foi contada no Facebook da Coordenadoria de Bem-Estar Animal e uma psicóloga de cães viu, se sensibilizou e se propôs a fazer um trabalho com o animalzinho. Em seguida, mais pessoas passaram a procurar a coordenadoria e se ofereceram para passear com os cães abrigados.
“Essa iniciativa é o primeiro passo de vários outros que iremos dar na área do bem-estar animal. Vamos seguir trabalhando muito para o fortalecimento das políticas públicas dessa área tão importante e fundamental”, afirmou o prefeito Edinho.
A coordenadora de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, avalia que o programa aproxima a população dos animais. “Nós já temos 15 voluntários que têm passeado com os animais todos os dias. Já dá para perceber a mudança de comportamento deles. Ficou comprovado o benefício para os animais e para as nossas vidas”, disse.
O chefe de gabinete, Alan Silva, afirmou que a ida da Coordenadoria de Bem-Estar Animal para a estrutura administrativa do gabinete do prefeito demonstra o reconhecimento da importância dessa luta. “Estamos bastante comprometidos com a causa animal. Enxergamos o animal como um ser de direitos”, declarou Alan.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Luna Meyer (PDT) enalteceu a união de esforços para a elaboração do novo programa. “Esse projeto sintetiza o que a política deve ser. A união do Executivo com o Legislativo e com a sociedade civil. O projeto é muito bonito pela forma com que ele se concretiza”, avaliou.
Bruna Rocha, voluntária do “Amigo Bicho”, relatou o início de sua participação no programa, quando viu uma reportagem sobre o Centro de Zoonoses e ofereceu ajuda para passar o tempo com os cães. “Tive a ideia de passear com eles, porque eles desestressam, gastam energia. Quando começamos, eles tinham medo, mas agora estão muito habituados, ficam felizes. É muito bom para o animal e para a gente. Mudou a minha vida”, afirmou Bruna.
Eloiza Sgarbosa, representando o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, também elogiou a iniciativa. “É uma honra fazer parte desse projeto pioneiro. É importante para os animais e para as pessoas. Os animais precisam muito mais do que ração e água. Eles precisam passear, interagir.”
COMO PARTICIPAR
O interessado em prestar o serviço voluntário deverá preencher termo de adesão ao serviço voluntário municipal, que será analisado pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal. A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail bemestaranimal@
Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física maior de 18 anos ou por pessoa jurídica, sem gerar vínculo empregatício ou estatutário.
Ao firmar o termo de adesão ao serviço voluntário municipal, caberá ao interessado informar qual a sua disponibilidade de horário e os dias em que prestará os serviços por ele propostos.
Antes de iniciarem a prestação de serviços junto à Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, os voluntários autorizados receberão orientações dos profissionais habilitados e qualificados. Os serviços desempenhados pelos voluntários ocorrerão em local, dias e horários pré-determinados e estipulados pela coordenadoria.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3339-4441.