Home TV RCIA

Parques do Brasil: Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Projeto Cultural TV Brasil / Agência Brasil / TV Rcia

28

No fundo da Baía de Guanabara, bem perto da cidade do Rio de Janeiro, a Serra do Mar se eleva há mais de 2 mil metros de altitude. Nas suas encostas íngremes encontramos uma Mata Atlântica verde e densa. No topo da montanha, a floresta cede espaço aos campos de altitude. No trecho mais espetacular dessa cadeia de montanhas, entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé, fica o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Criado em 1939, protege 20.024 hectares e uma incrível biodiversidade.

No primeiro bloco, entramos pelo parque através de Guapimirim. Lá conhecemos o rio Soberbo, o Museu Von Martius e uma enorme diversidade de plantas e animais. Na unidade existem mais de dois mil e seiscentas espécies de plantas e mais de 460 espécies de aves. Na sequência, revelamos um calçamento de pedras histórico na Vila Inhomirim, em Magé. Fechando o bloco, subimos até Petrópolis e caminhamos pela trilha do Castelinho.

No segundo bloco, iniciamos a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis. No primeiro dia, passamos por um trecho de mata onde encontramos a saudade e jacuaçus. Subimos um desnível de mais de 1 quilômetro e chegamos ao Chapadão. Caminhando pelo alto da montanha, passamos a noite nas imediações da Pedra do Açu. No dia seguinte, continuamos a travessia e conhecemos os Portais de Hércules. Vimos a Pedra do Sino e o Garrafão de perto. Passamos por matas nebulares e muita neblina. Conhecemos o sanhaço-frade e muitas espécies de plantas endêmicas, como a cravinha-do-campo.

A série Parques do Brasil é realizada através de uma parceira entre a EBC, a Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.