Home Utilidade Pública

Bancada de aferição de hidrômetros do Daae recebe certificação do Inmetro

O procedimento é realizado anualmente e tem o objetivo de verificar se a bancada segue as normas técnicas do Inmetro

115
Daae realiza testes periódicos em 10% dos hidrômetros retirados dos imóveis do município

Técnicos do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), realizaram a inspeção, nos dias 13 e 14, da bancada de aferição de hidrômetros do Daae.

O procedimento é realizado anualmente e tem o objetivo de verificar se a bancada segue as normas técnicas do Inmetro. De acordo com o técnico em metrologia do IPEM, Édson Sangermano, os resultados dos ensaios de volume e vazão realizados nos equipamentos comprovaram que a bancada está apta a realizar os testes em hidrômetros, conforme as normas exigidas pelo Instituto.

Após a verificação, a bancada recebeu um selo de aprovação do Inmetro, válido até 2023. “Essa certificação proporciona mais segurança à autarquia e aos contribuintes, pois atesta a confiabilidade da bancada na realização dos testes”, afirma o técnico responsável pelo laboratório de hidrometria do Daae, Josmar Scarpini.

Para o diretor Comercial e de Relações Institucionais, Alexandre Pierri, a aprovação do Inmetro ressalta o compromisso do Daae com a excelência na prestação de seus serviços. “Esse certificado confere total segurança aos laudos técnicos emitidos e torna nosso laboratório referência no estado de São Paulo”, pontua.

A autarquia realiza a aferição de hidrômetros novos e também de equipamentos já em uso, quando solicitado pelos contribuintes. O solicitante pode acompanhar todo o procedimento e ao final, recebe um laudo emitido pelos técnicos da autarquia, que indica se o equipamento está medindo corretamente o consumo de água no imóvel.

Além disso, faz parte da rotina do Daae a realização de testes periódicos em 10% dos hidrômetros retirados dos imóveis do município. “Essa rotina de testes nos ajuda na avaliação da eficiência dos equipamentos, das instalações e manutenções, visando sempre a segurança na medição do consumo dos contribuintes”, conclui o diretor.