Home Utilidade Pública

Crianças do projeto “Geração do Bem” do SABSA participam de dinâmica de educação ambiental

Dinâmica Circuito Educador é composta pelo projeto “O Rio Começa Aqui”, visita à Praça Sustentável e ao Ponto de Entrega de Volumosos

41
As atividades foram realizadas na Praça Sustentável do Santa Angelina e no Ponto de Entrega de Entulho e Volumosos (PEV, popular bolsão) do bairro

Na última sexta-feira (14), os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (DAAE) realizaram com 55 crianças participantes do projeto “Geração do Bem” da Sociedade Amigos do Bairro do Santa Angelina (SABSA), o Circuito Educador composto pelo projeto “O Rio Começa Aqui”, visita à Praça Sustentável e ao Ponto de Entrega de Volumosos.

As atividades foram realizadas na Praça Sustentável do Santa Angelina e no Ponto de Entrega de Entulho e Volumosos (PEV, popular bolsão) do bairro — na esquina da Rua Manoel Rodrigues Jacob com a Avenida João Squariz.

Durante a atividade, as crianças participaram da atividade “O Rio Começa Aqui”, apresentada pelos técnicos da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro e pelo Engenheiro Agrimensor, Leonardo de Araújo Neto. “A atividade foi realizada na galeria de água pluvial defronte à Praça Sustentável, onde foram apresentados conceitos coleta seletiva, reaproveitamento e reutilização, reciclagem, ciclo hidrológico e poluição dos rios e dos oceanos”, destacou Valter.

Também na Praça Sustentável, o Agente Técnico de Serviços Públicos da Secretaria, Tiago Sant’Ana de Oliveira, explicou o conceito da praça para as crianças. “Falei sobre a importância das árvores para o conforto climático, da área gramada para absorção da água das chuvas e sobre a utilização de resíduos da construção civil reaproveitados para a construção da praça”.

A engenheira do DAAE, Bianca de Angelis Poli, detalhou o processo de construção da praça. “Os itens de sustentabilidade da Praça Sustentável são os corpos de prova de concreto, bancos em madeira de reaproveitamento, mesa de carretel de fio, bancos feitos com a reutilização de tubos e, o calçamento feito com material de resíduos da construção e demolição, presença de lixeira, etc”.

Em seguida o grupo visitou o Ponto de Entrega de Volumosos (PEV) do bairro, onde o gerente de Proteção de Recursos Hídricos e Mananciais, Artur de Lima Osório e o Coordenador de Controle e Fiscalização do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Clemerson Luiz Pereira de Araújo, explanaram sobre o funcionamento do PEV, bem como a destinação destes resíduos após sua triagem.

“Explicamos para as crianças sobre a importância da Coleta Seletiva e do trabalho da Cooperativa ACÁCIA”. Artur também falou sobre a importância de realizar a coleta seletiva do óleo de cozinha. “Esse material deve ser colocado em garrafas PETs e devidamente fechadas serem encaminhadas a coleta seletiva realizada pela Cooperativa ACÁCIA”.

Ao final do Circuito Educador, as crianças receberam materiais de educação ambiental sobre resíduos para levarem aos pais e familiares. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, salienta que essas parcerias são muito importantes para a disseminação da Educação Ambiental. “As crianças conscientizadas sobre a importância de cuidar do meio ambiente é de fundamental importância para um futuro mais sustentável”.

Estiveram também presentes na atividade a Coordenadora do Projeto “Geração do Bem” e Assistente Social, Vanessa de Oliveira Claro Ianelli, e os professores do projeto, Laryssa Batista e Silvano Adson da Silva, representando a Sociedade de Amigos de Bairro do Santa Angelina (SABSA).