O Daae, por meio da diretoria de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais, lançou no último sábado (05), dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiental, o Programa de Educação Ambiental “O Rio Começa Aqui”.
A ação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Paz e Bem, foi realizada no entorno da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego do Tanquinho, região norte do município. No local, seis bocas de lobo foram pintadas com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte irregular de resíduos que, principalmente em períodos de chuva, acabam sendo carreados pelo sistema de escoamento urbano e atingem os corpos hídricos que integram as diversas bacias hidrográficas de Araraquara.
Os presentes também participaram de uma palestra interativa, ministrada pelo Gerente de Educação e Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Valter Iost, sobre o ciclo da água, sistema de drenagem pluvial, importância dos recursos hídricos e destinação correta de resíduos, com ênfase ao uso da coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva e Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos do município.
“Agradeço a presença e dedicação de todos os servidores e parceiros na realização dessa atividade, são iniciativas como essa que tornam o Daae uma autarquia de referência nas áreas de saneamento e meio ambiente”, destacou o superintendente do Daae, Donizete Simioni, que esteve presente na atividade. A ação também marcou os 52 anos da autarquia, completados no dia 02 de junho.
De acordo com Simone de Oliveira, diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais, o objetivo é expandir o projeto para outros pontos da cidade. “Estamos programando a realização dessa atividade junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretarias Municipal e Estadual de Educação, com cronograma de atendimento aos alunos das duas redes de ensino”, afirmou a diretora.
O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, também participou da ação, além de outros servidores da prefeitura, do Daae e voluntários do Instituto Paz e Bem.