Na última sexta-feira (19), técnicos da diretoria de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais do Daae estiveram na Central do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (inpEV) em Araraquara, para a celebração do Dia Nacional do Campo Limpo, que é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. Nessa data, agricultores, fabricantes, distribuidores e agentes do poder público celebram os resultados do Sistema Campo Limpo, que é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O encontro teve o objetivo de conhecer a área de recebimento de material e o trabalho realizado pelo inpEV em Araraquara e toda microrregião. Para preceder a data, também foram realizadas atividades pedagógicas nas comunidades rurais, por meio da Coordenadoria Executiva da Agricultura e pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura Municipal, em parceria com o inpEV e Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável. Para os dias 6 e 13 de setembro, já estão programadas ações de recolhimento das embalagens vazias nas áreas rurais e a conscientização de como fazer o descarte correto das embalagens.
Para Simone Oliveira, diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais do Daae, conhecer, acompanhar e universalizar estas novas responsabilidades para os elos da cadeia agrícola, em relação às sobras pós-consumo de agrotóxicos, definidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal N.º 12.305/10 e seu Decreto Regulamentador N.º 7.404/10), é fundamental para o sucesso da logística reversa, para a preservação e conservação ambiental, em específico para a garantia da qualidade dos recursos hídricos e mananciais de abastecimento, que se encontram em bacias hidrográficas com áreas de cultivos e outras atividades agrícolas.
O Sistema Campo Limpo abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.
Conheça mais sobre o inpEV em https://inpev.org.br/dncl/.