O Serviço Social do Daae realizou mais um encontro com os atendentes da Mitra, empresa responsável pelo atendimento ao público na Central de Atendimento, na semana passada. A reunião é parte do projeto “Minuto Água”, espaço aberto para esclarecimentos, exposições e diálogos entre os atendentes da Mitra e os servidores da autarquia.
O tema desse encontro foi o “Fundo Social do Daae”. A assistente social, Lidiane Behlau, reforçou algumas orientações sobre uma nova ação do Fundo Social. Um dos pontos abordados foi a motivação principal do consumidor em solicitar atendimento pelo Fundo, que é, precisamente, a identificação de vulnerabilidade social (desemprego, baixa renda, família participante de programa de transferência de renda, mulher arrimo de família, problema de saúde crônico) e não a reclamação do valor da conta.
Lidiane solicitou aos atendentes a ter sempre uma postura humanizada na abordagem com o requerente. Também solicitou uma reflexão sobre o momento atual da cidade, que enfrenta o período após lockdown e os impactos da pandemia que já dura mais de um ano.
O atendimento ao consumidor que apresenta vulnerabilidade social deve ser pautado em uma análise individual, considerando tanto a situação socioeconômica do requerente, como também o uso racional da água no imóvel.
Assim, foram realizadas orientações que beneficiarão os consumidores em situação de extrema vulnerabilidade social, com débito acumulado no período após abril de 2020.