Início Destaques

Saúde realiza cadastro e atualização do Cartão SUS até 30 de abril

O procedimento é necessário, porque o Ministério da Saúde adotou novas regras na destinação de verbas para a saúde pública

63

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o cadastramento de dados no Sistema Único de Saúde (SUS), até o próximo dia 30 de abril. Outra operação que deve ser feita é a atualização do cartão SUS de quem já possui.

O Cadastro Nacional de Saúde é necessário porque, em novembro de 2019, o Ministério da Saúde anunciou mudanças de regras na destinação de verbas para a saúde pública. A partir deste ano, o dinheiro repassado para manter as Unidades Básicas de Saúde será calculado com base no número de pessoas cadastradas no sistema do SUS.

Segundo o Ministério da Saúde, esse cadastramento permitirá a construção de um banco de dados que irá identificar a população e seus agravos de saúde para avaliação e planejamento de ações de serviço Público, especialmente na Atenção Primária, sendo assim, mesmo quem não utiliza o serviço do SUS, é recomendável que realize o Cadastro Nacional de Saúde.

Também por meio deste cadastro, será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde, documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do SUS e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

O Cartão Nacional de Saúde válido também é solicitado e utilizado para procedimentos mais complexos pelos Planos de Saúde.

Para realizar o cadastramento ou a atualização, a pessoa deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência ou fazê-lo diretamente com os Agentes Comunitários de Saúde, durante visita.  Basta ter em mãos um documento pessoal, contendo nome completo, nome dos pais, data e local de nascimento, e o CPF. Desde que tenha documentos e dados gerais dos demais integrantes da família, poderá também realizar a operação.