Em entrevista realizada há quase cinco décadas, Rômulo Lupo conta o...

Material inédito é publicado na íntegra pelo Portal RCIA

Historiador recupera entrevistas feitas há quase cinco décadas

Realizado na década de 70 no IEEBA, trabalho foi orientado pela professora Emery Azzoni

Nicolau de Souza Freitas, 79 anos depois lembra as velhas histórias...

Nascido e criado na roça, também aluno de escola rural, Nicolau guarda as lembranças e os atropelos da vida, mas agradece a Deus pelos 79 anos comemorados nesta semana ao lado dos familiares, que ele sente ser o estímulo para dar continuidade às conquistas como homem do campo.

Dante Giasi: O empreendedor que conquistou Araraquara

Movido pelo entusiasmo e visão empresarial, Dante Giazzi era conhecido como “negociador nato”, pontuando sua vida pelo trabalho, ousadia e um largo sorriso. Dentre suas obras estavam ações sociais e a antiga Arauto, a concessionária Volkswagen.

A incrível história de Sereno, com seus sonhos e conquistas por...

Com a velha e surrada bicicleta que lhe foi dada pelo patrão Serafin Pacchioni, Antônio Onofre – conhecido Sereno – começou a escrever uma história pontilhada pelo querer e poder, desafiando adversidades e mostrando que é possível vencer na vida com perseverança.

Maior intelectual araraquarense é ilustre desconhecido na cidade

Um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, Rubens Borba Alves de Moraes é reconhecido no mundo todo como um dos maiores nomes da biblioteconomia no século XX

Atenção, Araraquara: Os Intocáveis estão no palco!

Os Intocáveis foi um dos primeiros grupos de baile de Araraquara, que chamou atenção entre os anos de 1964 e 1967 por sua formação de instrumentos de sopro (metais).  Quem nos conta essa história, que está interligada ao The Jungles (banda da mesma época), é o fundador Sabaúna e seu companheiro de palco, Celso Aparecido dos Santos.

Rebeldes, mas bons de bola, assim era o Flamengo da Vila...

Muito difícil precisar a popularidade de um e de outro. Zito Melhado estava para as ruas e avenidas sinalizadas por ele, como o Flamengo para os gritos de gol que ecoavam pela cidade. O bairro nascido às beiras da Via Expressa nos anos 50, mandava dizer que se orgulhava dos dois filhos ilustres: um de segunda a sexta a serviço da Prefeitura e o outro nas manhãs ou tardes de domingo, nos campos de futebol. (Por Rafael Zocco)

Dito Viviani, o comunicador de filmes nos anos dourados dos nossos...

Inovador em serviços gráficos graças à sua criatividade publicitária, Benedicto Lázaro Viviani produzia pequenos folhetos anunciando os filmes em cartaz com uma semana de antecedência. A distribuição era feita pelos filhos na porta do Odeon, Paratodos, Plaza e Coral antes das sessões; “inventou” listas médicas e tabelas de bolso do Campeonato Paulista, tornando-se um comunicador de fato... e de direito.

Dezembro de 1958. Araraquarense vencia o Concurso Miss Elegante Bangu no...

Há mais de sessenta anos, em uma passarela montada no Golden Room do Copacabana Palace, a araraquarense Maria Helena Quirino dos Santos era eleita Miss Elegante Bangu, iniciativa da Fábrica Bangu, fundada em 1891. O certame de beleza foi criado para valorizar o algodão brasileiro. Maria Helena era filha do então diretor da Rádio Cultura, José Araújo Quirino dos Santos, na década de 60. Ela foi representando a Associação Ferroviária de Esportes.

MAIS LIDAS

Servidora da Educação que atuava no prédio da Prefeitura morre em...

Geane Loppes Agustoni, de 43 anos, é mais uma servidora municipal da Educação vítima da covid-19. Ela trabalhava no 3º andar do Paço Municipal...

PODCASTS

SEU PET

UTILIDADE PÚBLICA