Parceria permite ao Grupo Vittia apresentar produtos biológicos que combatem as pragas e as doenças dos canaviais em uma das maiores áreas de plantio no Estado.
Marcelo Xavier Benedette na palestra com os agrônomos Ricardo César Bariani e Raphael Roxo Bianco, do Grupo Vittia
Por mais de duas horas no auditório do Sindicato Rural, os produtores rurais acompanharam palestra organizada pela entidade, em parceria com a Coplacana e o Grupo Vittia, que apresenta importante atuação no mercado de controle biológico de doenças agrícolas. E segundo Marcelo Xavier Benedette, diretor do sindicato, foi este o tema do encontro no mês passado.
O engenheiro agrônomo Raphael Roxo Bianco destacou durante sua palestra, que o controle biológico oferece ferramentas de grande relevância para o manejo de pragas e doenças de difícil controle, o que permite a redução de uso de produtos químicos e minora o impacto ambiental. “Os produtos biológicos, contendo fungos e bactérias, têm excelentes resultados nas principais culturas do país, como soja, milho, cana, feijão e café e apresentam tecnologias inovadoras”, complementa Castro.
João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar
Alguns produtores durante a exposição de problemas, levantaram a questão das cigarrinhas que são consideradas o grupo de insetos que causam os maiores danos na cultura da cana-de-açúcar por muitos entomologistas, apresentando enormes consequências à produção. De fato, disse João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar, pois com a colheita mecanizada e sem queima, os ataques da cigarrinha-da-raiz da cana estão cada vez mais frequentes e intensos, causando prejuízos que podem atingir 60% em produtividade agrícola e na qualidade industrial da matéria-prima, através da contaminação com bactérias, perda da Pol e outros mais.
Na palestra, os agrônomos do Grupo Vittia quando questionados sobre o controle da praga, chegaram a sugerir o uso do Meta-Turbo, da Biovalens, inseticida microbiológico com esporos vivos do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae IBCB425. O engenheiro Ricardo César Bariani, do Grupo Vittia, chegou a comentar que o Meta-Turbo possui amplo espectro de controle de cigarrinhas que causam prejuízos em cana-de-açúcar”.
Mas a recomendação foi de que tudo seja feito de maneira equilibrada. O monitoramento por exemplo, disse Bariani, é imprescindível para decidir sobre a estratégia de controle da praga, sendo que a detecção da primeira geração sempre permite um controle mais eficiente.
Reginaldo, Giovane, Marcelo, Reginaldo, João Henrique, Nicolau, Ricardo, Bruno, Raphael, Luiz, Ruan e Tiago – representantes do Sindicato Rural, Coplacana e Grupo Vittia