Home Artigo

Sicoob da Barroso e Sebrae juntos no apoio ao pequeno empreendedor

122

Walter Francisco Orloski, diretor administrativo do Sicoob da Avenida Barroso, 350, participou do projeto Missão a Goiânia, organizado pelo Sebrae.

Reconhecendo a importância que as cooperativas de crédito representam principalmente para os pequenos empreendedores, o Sebrae criou o projeto de Boas Práticas envolvendo as Cooperativas de Crédito, a Central Cecresp e o próprio Sebrae.

Através do Projeto de Boas Práticas, o Sebrae promove a disseminação das boas práticas entre as cooperativas de crédito. Trata-se de um projeto totalmente custeado por ele envolvendo consultores daquela entidade e intercâmbio de executivos entre cooperativas. Basicamente consiste em divulgar os bons exemplos de administração de uma determinada cooperativa para as demais instituições envolvidas no projeto.

O Sicoob 4434 preocupado em oferecer o que há de melhor para seus cooperados, e, portanto, sempre à frente do seu tempo, é a única cooperativa de Araraquara a fazer parte deste projeto. Sendo assim, nos dias 21 e 22 de junho, Walter Francisco Orloski, diretor administrativo, foi um dos integrantes da “Missão a Goiânia”, participando de palestras no Sicoob Central de Goiás e nas cooperativas de crédito daquele Estado, Sicovicred, Engecred e a Lojicred, esta última ligada ao CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas.

Orloski confessa que voltou impressionado desta viagem. “Tivemos a oportunidade de conhecer cooperativas de crédito muito desenvolvidas, verdadeiros exemplos de ousadia e de boa administração que serão muito úteis e perfeitamente aplicáveis à nossa cooperativa”.

Antonio Tomazetti Gaban, diretor presidente do Sicoob, fez questão de salientar sobre as vantagens da parceria com o Sebrae. Além do projeto de “Boas Práticas”, criamos (nosso Sicoob junto com o Sebrae) a AGCP – Associação Garantidora de Crédito Paulista, tendo como área de ação todo o Estado de São Paulo. Sua finalidade é fornecer a carta de aval aos pequenos empreendedores que não possuem as garantias necessárias para obtenção do crédito. Para o futuro, assim que inaugurarmos o nosso auditório (que se encontra em fase de acabamento), vamos promover juntamente com o Sebrae, cursos para capacitação dos nossos associados, assegura Gaban.