Home Cultura e Lazer

PhUÁ DA LUZ JUNINA: cortejo junino reúne blocos da cidade

110
Cordao da Luz Junina

Festa ao som de forró se origina do desejo dos blocos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina em celebrar a cultura junina

Cordao da Luz Junina

Ocupar a praça e celebrar os santos juninos com um cortejo, ao som de forró, é a proposta inédita dos blocos carnavalescos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina. Os estandartes de cada um dos blocos desfilarão pela Praça da Independência no dia 29 de junho, com concentração a partir das 18 horas e entrada gratuita a todos os interessados. O evento fecha a programação da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

O PhUÁ DA LUZ JUNINA será realizado no Dia de São Pedro. A festa democrática, aberta a todas as pessoas e idades, nasce da união dos dois blocos carnavalescos – ambos com a ideia da importância da ocupação do espaço público pela comunidade.

Weber Fonseca, idealizador do projeto e do bloco Petit PhUÁ, conta que a ideia do cortejo surgiu das festividades de São João na Bahia, em especial na “Turma do Pau Aceso”, de Mucugê, na Chapada Diamantina. “Lá, o cortejo acontece na véspera de São João. O estandarte passa de casa em casa, onde cada morador serve o público com licor de fruta da estação e amendoim cozido.”

A Praça da Independência, no Centro, receberá os convidados para celebrarem os santos juninos ao som do forró. A concentração está programada para às 18h e o forró terá início às 19h, seguido pelo cortejo dos blocos, às 19h30. “O cortejo é diferente de uma festa ou quermesse. Trata-se de um desfile onde os estandartes de cada bloco conduzem o público pela praça, dançando e celebrando os santos e a festa”, explica Weber.

Ainda, ele lembra que “a gente associa muito a festa junina com comidas. Na Bahia é muito interessante o valor que eles dão para outros elementos como a festa em si, cortejos, danças, os símbolos, a fogueira, os trajes… o PhUÁ da Luz Junina vem para resgatar o patrimônio cultural que é a festividade junina, por isso o foco no cortejo”.

Juliano Machado, da organização do Cordão da Luz Divina, lembra que assim como o carnaval, as festas juninas são manifestações populares que celebram todos os anos a cultura e a alegria do povo brasileiro. “Nada melhor do que dois blocos já tradicionais de Araraquara se juntarem pra ocupar as praças e as ruas da cidade. Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina convidando todo mundo pro nosso arraiá!”

A previsão é que o encerramento do evento seja às 21h.  A Praça da Independência está localizada na Av. 15 de Novembro, entre as ruas 4 e 5, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

PhUÁ DA LUZ JUNINA – Cortejo Junino

Local: Praça da Independência (Av. 15 de Novembro, entre as ruas 4 e 5 – Centro de Araraquara)

Data: 29 de junho

Horário: concentração a partir das 18 horas

Grátis