Dentre os dias 2 e 16 de junho, o Centro de Artes e Línguas Toledo & Moraes de Araraquara (CAL), abre seu espaço para apresentar a 1ª Exposição Artística “Valores Artísticos da Tradição Araraquarense”. O projeto surgiu por iniciativa do maestro, pianista e co-fundador do CAL, Rogério Toledo. A doutora em linguística e também pianista, Suely Crocci é a responsável pela curadoria da amostra.
COMO SURGIU
Anualmente, o Maestro Rogério Toledo realiza aulas magnas para reunir os alunos do Centro de Artes e Línguas de modo que eles homenageiem, via apresentações artísticas, figuras ilustres que contribuíram para a cultura através da música.
Dentre os nomes homenageados anteriormente encontram-se Chopin e Beethoven, por exemplo. De forma inédita, o maestro escolheu tornar esse evento algo maior, almejando que esse encontro se expandisse para um espaço de cultura e arte para benefício da cidade.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A exposição reúne grandes nomes que contribuíram para o fomento da arte e cultura de Araraquara nas artes plásticas (Escola de Belas Artes), no rádio (Rádio Teatro — PRD4) e na música (Orquestra Sinfônica de Araraquara).
Dentre os nomes homenageados, estão Francisco Amêndola (1924–2007), Kiko Lopes, Sidney Rodrigues (1928–2019), Mario Ybarra de Almeida (1893–1952), Ernesto Lia (1939–2019), Judith Lauand (1922–2022), Professor Lysanias de Oliveira (1902–1981) e Maestro José Maria Tescari (1882–1954).
A curadoria também conta com a apresentação do escultor Mestre Jorge (1932–2010). Apesar dele não ter sido aluno matriculado na Escola de Belas Artes de Araraquara por motivos culturais vigentes da época, teria seu talento reconhecido notoriamente pela Escola se fosse nos tempos de hoje, comenta Suely, orgulhosa por ver suas esculturas ao lado de outros artistas importantes para a cidade.
Na noite da última sexta-feira, a inauguração da exposição contou com a esperada apresentação artística dos alunos do CAL tocando obras compostas por artistas da cidade, como as do Maestro Tescari, além de outras composições. O evento reuniu figuras ilustres da arte araraquarense.
Suely Crocci pontua que o arsenal de obras que obteve para a exposição só foi possível graças ao apoio dos familiares dos artistas. Emocionado com o trabalho realizado em conjunto com amantes da arte, Toledo frisa que seu propósito é literalmente “resgatar” a cultura araraquarense.
VISITA
Para quem tiver curiosidade e quiser aprender mais sobre a História da Arte de Araraquara, basta visitar o Centro de Artes e Línguas de Araraquara, localizado na Avenida José Zillioli, n.º 561 — Vila Sedenho, Araraquara-SP. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Entrada gratuita.