Home Cultura e Lazer

Peça “Macunaíma, um Brinquedo” é cartaz na Biblioteca Municipal nesta terça (6) e quarta-feira (7)

Com entrada gratuita, a montagem tem recomendação etária para maiores de 12 anos

19
A apresentação deve acontecer no pátio da biblioteca e a duração é de 1h20.

No embalo do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o espetáculo “Macunaíma, um Brinquedo” conta a história do Macunaíma de Mário de Andrade, escrito em 1928 e mais vivo que nunca, questionando em 2023 o que é “Brasil”. O espetáculo, com direção de Cristiane Paoli Quito, será apresentado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que este ano comemora 80 anos, na terça e quarta-feira, dias 06 e 07 de junho, com entrada gratuita.

Na terça-feira (06) “Macunaíma, um Brinquedo” será encenado às 14 horas, enquanto na quarta (07) será às 10 horas. A classificação indicativa é para 12 anos e nas duas sessões haverá participação dos alunos da escola convidada E.E. Pedro José Neto. A apresentação deve acontecer no pátio da biblioteca e a duração é de 1h20.

Composto por uma atriz cearense, Marisa Bezerra, e um ator matogrossense, Arce Correia, que conhecem “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”, de cabo a rabo e de trás para frente, o espetáculo é um convite à obra de Mário de Andrade através da oralidade.

Mário de Andrade viajou pelo Brasil com os ouvidos rigorosamente abertos para escrever “Macunaíma, o Herói Sem Nenhum Caráter”: a obra conta a história de Macunaíma, nascido nos fundos da floresta Amazônica filho de Tapanhumas e do Medo da Noite, e percorre com ele o caminho até São Paulo para resgatar o amuleto Muiraquitã (ganhado de Ci, a Mãe do Mato), que foi parar nas mãos do terrível Piaimã, fazendeiro devorador de gente.

Talvez a obra mais importante do período modernista, passa por incontáveis histórias, tradições, visões de mundo e vocabulário em diferentes idiomas – demarcando através da travessia de Macunaíma que o território Brasil é, na verdade, terra de centenas de povos e culturas originários: é múltiplo, plural, e não pertence aos colonizadores.

O espetáculo é composto por três elementos fundamentais – a história de Macunaíma, alguém que a conta, e alguém que a escuta. Não por acaso, a proposta é que as apresentações deste projeto aconteçam em Bibliotecas Públicas: um de seus propósitos é a formação de público, trazendo a palavra à presença física, das páginas dos livros para os corpos vivos.

“Macunaíma, um Brinquedo” é uma realização do PROAC – Programa de Ação Cultural SP – Governo do Estado de S. Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A apresentação em Araraquara é uma parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.